Trânsito é o primeiro tema abordado no encontro “Diálogos com a Municipalidade”

O primeiro encontro dos “Diálogos com a Municipalidade”, promovido pela Acisa, foi realizado nesta quarta-feira, 4, abordando o tema “Trânsito”, escolhido como prioridade pela Associação.

O evento tem como objetivo aproximar o empresariado da Administração Municipal, discutindo questões de interesse da classe, o que é uma das propostas do prefeito Ademir Gonçalves desde os primeiros dias de sua administração. “Estou aberto ao diálogo, pois acredito que a Administração, as entidades e a comunidade juntas podem fazer muito mais pelo município”, comenta Gonçalves.

O diretor do Departamento de Trânsito e Transportes, Leandro Gottschalk e o assessor executivo de Planejamento Estratégico, Douglas Kaiser, que representaram a Administração Municipal no evento, inicialmente falaram sobre o que já foi feito para buscar melhorias no trânsito e, também, sobre projetos futuros. No que se refere às ações já realizadas, Gottschalk destacou a implantação de mão dupla na rua Carlos Huff, o fato de evitar o  fechamento da Rua Coberta para a realização de eventos; a demarcação de estacionamento exclusivo para motos, entre outras ações.

Por parte da Prefeitura ainda foram lembrados os projetos da ponte da Sand’éa e a ciclovia na Avenida Tenente Pedro Von Muhlen (centro-Rio Branco). Sobre a ponte, Kaiser informou que o projeto hidrológico (uma exigência do Ministério da Integração Nacional, para realização da obra) já está licitado e em andamento. Já a ciclovia tem sido acompanhada diretamente pelo prefeito (o projeto depende de liberação do Daer).

A respeito dos projetos que estão sendo desenvolvidos, Gottschalk falou sobre a implementação do estacionamento rotativo pago e, também, a busca de alternativas para desviar o trânsito pesado da área central, que serão apontadas através do Plano Diretor que já está sendo desenvolvido.

Logo em seguida, os associados fizeram uma série de questionamentos e deram sugestões para melhorar e organizar a fluidez do trânsito rolantense.

O presidente da Acisa, Álvaro Link, sugeriu a criação de um grupo de trabalho sobre o tema, no qual Kaiser já se prontificou, juntamente com Gottschalk, de representar a Administração Municipal.

Foi proposta ainda a criação de uma comissão para elaborar um programa de conscientização e educação no trânsito, preferencialmente com participação da Brigada Militar, Prefeitura, Acisa, Consepro, dentre outras entidades.

Participaram do encontro, também, o vereador Carlos La Vida, o sargento Zanatta, representando a Brigada Militar e o inspetor da Polícia Civil Luiz Felipe Lima.