Escolas municipais, estaduais e particulares de Rolante encantam a comunidade com apresentações da Semana da Pátria

No segundo dia da programação da Semana da Pátria de Rolante, com o hasteamento das bandeiras seguido por apresentação das escolas na Praça da Matriz, hoje foi a vez da Escola Municipal de Educação Infantil Meu Cantinho, com as turmas de Jardim A e B prestar sua homenagem à Pátria, seguida pela Escola particular CNEC e encerrando com a Escola Estadual Comendador Albino Souza Cruz.

As crianças da Meu Cantinho cantaram e dançaram. Os alunos do CNEC fizeram uma apresentação integrando os pequenos da Educação Infantil e os jovens do Ensino Médio. Para encerrar as apresentações, a Escola Souza Cruz cantou, dançou, apresentou um jogral e ainda deu um show à parte com a banda e as balizas.

Desfile surpresa

Depois de encerradas as apresentações na Praça da Matriz, os 380 alunos do turno da manhã da Escola Souza Cruz, coordenados pela diretora Ângela Reinheimer e demais professores, posicionaram-se na Rua Coberta para desfilar para a comunidade.

“Durante uma reunião na escola, ontem à noite (segunda-feira, 2), decidimos que, como a previsão para domingo, 8, que é o dia marcado para acontecer o desfile cívico, a previsão é de chuva, resolvemos fazer um desfile hoje, mesmo sem todos os nossos alunos, que somando os três turnos, manhã, tarde e noite, chegam a 1.021. A banda e as balizas ensaiaram tanto, todos se prepararam bastante, eles ficam ansiosos pelo desfile”, comenta a diretora Ângela.

A banda, composta por 69 integrantes, entre meninos e meninas, acompanhada pelas balizas, que hoje chegam a 112 meninas do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, e oito meninos que se auto denominam “balizos”, contagiaram os pequenos do Jardim A e B da Escola Meu Cantinho, que acabaram integrando-se ao desfile na Avenida Borges de Medeiros, na manhã desta terça-feira nublada, mas que animou todos que tiveram a oportunidade de ver uma verdadeira demonstração de orgulho e de civismo com que aquele grupo de professores e alunos desfilou pelo centro de Rolante.

Balizas

Para quem acha que leu errado o número de balizas da Escola Souza Cruz, vai um aviso: você leu corretamente. Os rolantenses já estão acostumados a ver meninas de todas as idades abrilhantando o desfile cívico, mas quem é de fora se surpreende.

A ideia de ter tantas balizas foi uma forma de possibilitar que todas as meninas que sonhavam em um dia tornarem-se balizas pudessem realizar este sonho que antes era um direito apenas da mais magra, da mais alta, da mais bonita, da mais popular da escola.

Em Rolante, na Escola Souza Cruz, tem baliza de todas as idades, de todos os tamanhos e “manequins”, de óculos ou não, porque todas são graciosas e bonitas do seu jeito. Inclusão de verdade é dar oportunidade de fazer parte do grupo, sem rótulos ou estereótipos.