Rolante busca excelência no atendimento às crianças de três meses a dois anos

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Rolante vem desenvolvendo o Projeto “Laços Significativos no Berçário”, buscando a excelência no atendimento às crianças de três meses a dois anos de idade, que frequentam as escolas municipais de Educação Infantil.

“Sentimos a necessidade de desenvolver este projeto em função de que lidar com bebês requer especialização, tendo em vista que eles estão num processo de desenvolvimento, mas ainda não verbalizam completamente. Existem, também, as questões do desenvolvimento sensorial e emocional de estar em um ambiente que não é o familiar, então a educação é mais desafiadora. Por isto é necessário ampliar os horizontes dos nossos profissionais. É preciso pesquisar e buscar formas mais sensíveis de amar, cuidar e educar do profissional de berçário.”, explica a secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira.

O projeto é realizado em módulos que começaram no mês de junho, abordando o tema “Reflexão sobre a prática”; no mês de julho foi abordado o tema “Psicomotricidade para bebês”, o próximo módulo será “Alimentação no Berçário”, no mês de agosto, e encerrará com as diretrizes curriculares e emendas constitucionais da Educação Infantil.

O objetivo do projeto é promover um estudo que visa problematizar o lugar que o educador ocupa na relação com o bebê no ambiente da Escola de Educação Infantil. E também a conscientização dos pais de que os primeiros anos de vida são fundamentais para a constituição psíquica de uma criança.

“Queremos propor um currículo vivenciado pelas crianças pequenas não apenas através de atividades dirigidas, mas principalmente através da imersão em experiências com pessoas e objetos, constituindo uma história, uma narrativa de vida, bem como na interação com diferentes linguagens”, explica a supervisora da Secretaria de Educação, Patrícia Castilhos dos Reis.

O projeto conta com a participação de cerca de 40 profissionais que atuam nas oito Escolas Municipais de Educação Infantil de Rolante para atender crianças desta faixa etária. Cada módulo tem a duração de duas horas, com oficinas efetuadas em horário de planejamento dos professores no turno da manhã e da tarde.