Secretaria de Saúde de Rolante implanta sistema de acolhimento

A Secretaria Municipal de Saúde de Rolante vem desenvolvendo um trabalho, desde os primeiros dias de janeiro deste ano, de capacitação e humanização no atendimento na maior Unidade Básica de Saúde do município, localizada no bairro Rio Branco, com a implantação do sistema de Acolhimento.

Segundo o médico coordenador das Equipes de Saúde da Família, André Bendl, através do sistema de Acolhimento, na parte da manhã todas as pessoas que vão à Unidade de Saúde em busca de atendimento são recebidas pelas enfermeiras, que fazem uma escuta qualificada para definir se elas estão precisando de atendimento médico ou necessitam de algum outro procedimento. Os usuários são atendidos baseando-se na metodologia de Classificação de Risco, abordagem onde se define a necessidade de atendimento através das cores: Vermelho - Emergência; Amarelo - Urgência; Verde - Consulta no Dia e Azul - Consulta Agendada (Protocolo de Manchester).

À tarde, é atendida a demanda programada (agendamentos), e são feitas as visitas domiciliares (conforme escala de visitação), sem deixar de atender quem chega à Unidade de Saúde.

“Desde que implantamos este sistema, que é de responsabilidade efetiva dos médicos e das enfermeiras das duas equipes da UBS Rio Branco, mas com o engajamento de toda a equipe da unidade, desenvolvemos uma forma de atendimento humanizada e muito mais próxima dos usuários. Este sistema só deu certo porque a equipe se comprometeu, todos se dedicaram”, comenta o secretário municipal de Saúde, Douglas Kaiser.

Em média, com o Acolhimento, cada enfermeira atende cerca de 35 a 50 pessoas por manhã. É feito o monitoramento diário dos atendimentos e, mensalmente, é feita a análise dos dados.

A partir de agora, a população começa a entender o trabalho e se torna uma parceira da equipe da Unidade Básica de Saúde do Bairro Rio Branco, que desenvolve também um trabalho de conscientização e prevenção.

O sistema de Acolhimento foi implantado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do médico André Bendl, com as enfermeiras Taíse Trevisan, Lucélia Cardoso e Ana Schardong. O objetivo da Secretaria é estender este sistema às demais Unidades de Saúde do município e, para isto, vem realizando um trabalho de capacitação dos profissionais.

RESULTADOS DOS ATENDIMENTOS NA UBS RIO BRANCO EM JUNHO 2011 A 2013