Rolante promove IV Encontro Regional Proteção e Defesa Civil

O município de Rolante promove o IV Encontro Regional Proteção e Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos “A utilização do solo sob a ótica da gestão de risco”, nesta sexta-feira, 5, na Sociedade de Canto Carlos Gomes.

O Encontro, que faz parte da Oficina Regional Permanente de Proteção e Defesa Civil do Vale do Paranhana e Região das Hortênsias e Alto Sinos, teve como objetivos promover o conhecimento e interação entre os diversos órgãos de Defesa Civil; trocar experiências nas atividades de Defesa Civil; atuar na conscientização pública da necessidade a percepção do risco, como medida de prevenção ao desastre e, ainda, discutir maneiras e apresentar boas práticas na ocupação do solo urbano/rural, de forma a não contribuir para o agravamento dos efeitos dos desastres, decorrentes de fenômenos climáticos e meteorológicos.

O prefeito Ademir Gonçalves, em seu pronunciamento, salientou que a Defesa Civil de Rolante vem trabalhando na esfera administrativa e, neste ano, criou o Fundo Municipal e obteve o cartão de Defesa Civil do Governo Federal. “Na esfera operacional estamos trabalhando junto aos pontos de risco que já foram mapeados (remoção de famílias vulneráveis para casas populares); licitamos um projeto de elaboração de estudo hidrológico para obras de redução de riscos de desastres por inundações/alagamentos/isolamento ao longo do Arroio Areia e Rio Rolante na região central do município e estamos capacitando os colaboradores da rede escolar na área de Defesa Civil”, comenta o prefeito.

O secretário Afonso Motta salientou a importância do evento, dizendo que Defesa Civil é um ato que exige organização de pessoas, de recursos, capacidade técnica e que quando incorporado a uma política pública produz mais resultados. “Precisamos de todas as instituições e especialmente da sociedade porque todos, de alguma maneira, vão estar afetados numa situação de risco, por isto valorizamos um evento como este que está acontecendo hoje”, comenta Motta.

Durante o evento, o coordenador voluntário da Oficina Regional, Cláudio Rocha, fez uma resenha do trabalho desenvolvido pela Oficina da Oficina Regional Permanente de Proteção e Defesa Civil do Vale do Paranhana e Região das Hortênsias e Alto Sinos; seguido da Palestra “Instrumentos legais aplicáveis para a gestão do solo”, com o diretor do Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas, professor Sidney Gonçalves Vieira.

Ainda na parte da manhã, foi realizada a palestra “Estudo das vulnerabilidades geológicas no planejamento territorial”, com o geólogo da Prefeitura de Igrejinha, José Mauro Denardin, e uma palestra institucional à cargo da Secretaria Nacional da Defesa Civil.

A partir das 13h30 será realizada a palestra “Uso do solo e gestão de risco – aspectos territoriais e sociais”, com a especialista em Metodologia do Serviço Social, Jocelei Teresa Bresolin e a arquiteta especialista em Desenvolvimento Urbano e Gestão Ambiental da UFRGS, Eloísa Maria Adami Giazzon. Às 15h40 haverá espaço para debates e às 17h o coordenador municipal da Defesa Civil de Rolante, Leandro Gottschalk, fará o encerramento do evento.

Abertura oficial contou a presença do prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), vice-prefeito de Rolante, Régis Zimmer (Geada), secretário de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, representando o governador Tarso Genro, diretor do Departamento de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Alziro Alexandre Gomes; Subchefe da Casa Militar, Tenente Coronel Paulo Roberto Locatelli, vereador Luciano Altneter (Nico), representando a Câmara de Vereadores de Rolante, e prefeitos da região e integrantes da Defesa Civil da Regional.