Secretaria de Educação de Rolante premia participantes do XIV Festival Estudantil de Esquetes Teatrais

O XIV Festival Estudantil de Esquetes Teatrais, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Rolante, encerrou na noite da última quarta-feira, 3, no Salão Cristo Rei, com a apresentação do espetáculo “Príncipes e princesas, sapos e lagartos”, da Cia. Teatro di Stravaganza, de Porto Alegre, seguida da solenidade de premiação.

O Festival contou com a participação de 125 estudantes de dez escolas das redes municipal, estadual e particular atuando no palco, sob a direção de 12 professoras.

“Todos os grupos receberam uma carta dos jurados destacando os pontos relevantes desenvolvidos em cada esquete. Teatro na escola é valorizar o processo. Todos têm méritos por estarem aqui no palco e, por isto, cada um dos 125 estudantes que participou das esquetes recebeu uma medalha e cada escola recebeu um troféu”, comenta a coordenadora do Festival, Joyce Reis da Costa.

Além disto, como ocorre anualmente, os participantes ganharam um prêmio surpresa revelado pela secretária Municipal de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira: ingressos para assistir a um espetáculo de teatro profissional, em Porto Alegre, e, também, um livro sobre técnicas teatrais para cada professor que dirigiu as esquetes.

“É muito bom ver tantos alunos participando, se envolvendo neste festival. Agradecemos o empenho dos nossos estudantes, dos professores e dos diretores para nos apresentar trabalhos tão bonitos e criativos nestes dois dias”, comenta a secretária Eunice.

Os avaliadores, Dionatan Daniel da Rosa, Viviane Dutra e Angela Maria Gonzaga, destacaram os os seguintes aspectos sobre o Festival: a agradável constatação do crescimento incondicional do entendimento do processo de trabalho que utiliza o teatro como uma técnica em sala de aula e a seriedade com que a cidade de Rolante encara os processos educacionais.

A partir destas constatações os jurados passaram o que seria destacado em cada uma das apresentações para a premiação da noite:

QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO – Destaque elaboração da linguagem cênica e escolha dos elementos visuais.

DEU A LOUCA NOS CONTOS DE FADAS – Destaque coletivo de trabalho.

TEM UM MONSTRO NO ESPELHO – Destaque trilha sonora e pelas possibilidades cênicas criadas através dos atores.

MARCUS ROBÔ – Destaque escolha dos figurinos, interpretações que buscam organicidade e confecção da matéria cênica.

A GALINHA GAUDÉRIA – Destaque caracterização visual, figurinos, cenografia e desenvolvimento do teatro na educação.

A DESCOBERTA DA JOANINHA – Destaque  empenho e envolvimento da professora e comunidade no coletivo escolar, produzindo um trabalho qualificado e sensível.

DESCOBRI NO LIXO – Destaque autonomia, iniciativa e gosto pelo fazer teatral.

OS VIZINHOS – Destaque pela compreensão e perpetuação da ferramenta teatral na construção do conhecimento.

O SEGREDO DA VOVÓ GUIDA – Destaque concepção e formatação espetacular consistentes, sensível e de grande qualidade pedagógica.

MACACO MALANDRO – Destaque pelo desempenho na construção do espetáculo e comprometimento com a carpintaria cênica.

S.A.C. – Destaque pela homogeneidade das interpretações e o comprometimento com o fazer teatral.

MUNDO DO FAZ DE CONTA – Destaque pelo comprometimento com a teoria e prática do teatro e educação.