Secretaria de Saúde investe na requalificação da equipe

A saúde, um dos eixos prioritários da Administração do Prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), e de seu vice-prefeito, Régis Zimmer (Geada), que tem como responsável pela pasta o secretário Douglas Kaiser, focou os primeiros cinco meses de trabalho na qualificação da equipe.

O trabalho de requalificação começou com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), num programa continuado, com encontros mensais de capacitação técnica.

Os encontros são conduzidos pelo médico coordenador da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Rolante, André Bendl, juntamente com a enfermeira coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Gabriele Gonçalves, contando, sempre, com o respaldo do secretário Douglas Kaiser.

É importante frisar que o treinamento é feito por profissionais da própria Secretaria e a Câmara de Vereadores têm auxiliado com a cessão de seu espaço para a realização dos encontros.

Os temas abordados nos encontros são “Avaliação de Risco de Vulnerabilidade das Famílias”; "Política Nacional de Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família”; “Profissão do Agente Comunitário de Saúde”; “Análise sobre Família Brasileira”; “Método Clínico Centrado na Pessoa”; “Visita Domiciliar”; “Genograma” e “Participação no trabalho das equipes de Saúde da Família”.

A equipe médica e de enfermeiros também realiza reuniões mensais, com o objetivo de discutir e elaborar, em conjunto, estratégias para o melhor desempenho do trabalho.

Os Técnicos de Enfermagem também são contemplados no Plano de Requalificação, abordando os seguintes temas: “Urgência e Emergência; “Atividades em Atenção Básica, ECG e Medida de PA”, “Sinais Vitais e Medidas Antropométricas”; “Controle de Resíduos”; “Aplicações de Medicações Injetáveis e "Cálculo de Doses” e “Curativos”.

Acolhimento

Destaca-se ainda o treinamento, de forma mais intensiva, que ocorreu na Unidade Básica de Saúde do Rio Branco, para implantação da estratégia de atendimento conhecida como Acolhimento, que é preconizada pela Portaria 2.488 do Ministério da Saúde.

O acolhimento não mais prioriza os atendimentos agendados, ele não deixa ninguém sem atendimento, mas parte-se do princípio da gravidade do problema do paciente. É feita uma avaliação prévia pela enfermeira e, conforme a necessidade do paciente, ele é atendido imediatamente pelo médico.

Segundo Kaiser, a requalificação é necessária e fundamental para que as equipes, num todo, estejam preparadas. Porém, a requalificação não deve ser uma iniciativa isolada, ela deve vir acompanhada de outras medidas, o que vem ocorrendo na Secretaria de Saúde. A criação da Coordenação Municipal de Atenção na Saúde Básica é um dos maiores avanços.

“Um processo de requalificação, quando realizado de forma monitorada, contínua e estruturada traz como benefícios uma equipe melhor preparada, orientada, engajada e conhecedora da realidade de sua comunidade. É um trabalho que estamos começando, com muito a organizar e, sobretudo, avançar”, salienta Kaiser.