Secretaria de Turismo e Cultura doa alimentos para Associação Beneficente Bom Samaritano

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura começou a distribuir nesta quinta-feira, 13, os ingressos para o show de encerramento do XX Festivale, com “Radicci e Genoveva”, que será realizado no dia 30 de junho, às 19h30, no Salão Paroquial Cristo Rei e, desta vez, a secretária Simone Tadiotto optou por doar os alimentos arrecadados em troca dos ingressos para a Associação Beneficente Bom Samaritano, que atende dependentes químicos, usuários de álcool e drogas.

“Quando distribuímos os ingressos para o show de abertura, com “O Guri de Uruguaiana”, que será realizado no dia 24 de junho, no Salão Paroquial Cristo Rei, às 19h30, doamos os alimentos para a Secretaria Municipal de Assistência Social, que faz um trabalho muito importante, com muitas famílias. Agora optamos por auxiliar uma entidade e, em contrapartida, alguns jovens atendidos na Associação Bom Samaritano estão fazendo o serviço de limpeza e pintura dos meios-fios do centro da cidade”, comenta a secretária de Turismo e Cultura, Simone Tadiotto.

Associação Bom Samaritano

A entidade foi criada em 2008 por dois ex-dependentes e está situada em um sítio no Canto dos Cardoso, a 9 quilômetros da sede do município. O local é mantido com doações de familiares dos internos, empresas, entidades e comunidade em geral. As doações são usadas para o pagamento de aluguel, água, luz e alimentação. Os fundadores ressaltam que não recebem nenhum benefício material para desenvolver o trabalho.
Cada dependente fica na associação pelo período de nove meses. O tratamento é dividido em três etapas: três meses para desintoxicação, os três seguintes para adaptação e os últimos meses para prepará-los à inclusão na sociedade. Os responsáveis pelo local salientam a disciplina de horários a serem seguidos.

São realizadas diversas atividades, entre elas, terapia ocupacional, estudos bíblicos, filmes educativos, limpeza interna e externa, jardinagem, cultivo de horta (para o próprio consumo), futebol e exercícios físicos. O sábado é reservado ao lazer e o domingo para receber visitas. ''Na associação, tentamos viver como uma família. Um ajuda o outro a livrar-se do vício que, em 95% dos casos, é de usuários de crack, seguido de álcool, cocaína, maconha, ecstasy, LSD, éter e cola.

Interessados em conhecer o sítio ou contribuir podem entrar em contato pelos telefones (51) 9532-8153.