Prefeitura de Rolante instala torre de energia eólica para viabilizar comunicação na Boa Esperança

A Prefeitura de Rolante, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Trabalho (SMICDT), deu início à instalação de uma torre de energia eólica na Localidade de Boa Esperança, na última segunda-feira, 3.

A Prefeitura investiu mais de R$ 6 mil nesta torre, com o objetivo de atender as demandas de viabilizar a telefonia e a internet na Boa Esperança, que é um dos principais pontos turísticos do município, atraindo visitantes de diversos lugares do Brasil e de outros países, através do roteiro turístico Caminhos das Pipas,

“Facilitar e possibilitar a comunicação aumenta a geração de renda local, diminui o êxodo rural, melhora a qualidade de vida, gerando novos investimentos e potencialidades, não só para esta localidade, mas para todo o município”, destaca o secretário municipal da Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Trabalho, Ricardo Raimundo.

Antes da instalação da torre, uma pequena estação de energia solar  buscava suprir a demanda existente para manter o funcionamento da estação de internet e telefonia. No entanto, tratando-se de energia solar, pela geografia e condições climáticas da Boa Esperança, a energia gerada não era suficiente para o abastecimento necessário.

“Este investimento é muito importante para a comunidade da Boa Esperança e para o município como um todo, tendo em vista que vai melhorar a comunicação e ampliar as possibilidades de negócios para as agroindústrias e outros empreendimentos que temos nesta comunidade,” salienta o prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão).

Ao todo, quatro baterias com capacidade de 165ah de armazenamento, somadas as já existentes e ao aero gerador, devem garantir a manutenção do sinal de telefone e internet em tempo integral. O transporte dos equipamentos até o local onde foi instalada a antena da repetidora, contou com o apoio de moradores locais e funcionários da Prefeitura.