Rolante dá início à 14ª Semana Municipal do Meio Ambiente

A Prefeitura de Rolante, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, deu início à 14ª Semana Municipal do Meio Ambiente na manhã desta segunda-feira, 3, com visita ao horto municipal, palestra sobre “Pense, coma conserve”, proferida pela engenheira agrônoma da Emater, Rosane Renck, falando sobre preservação e consumo consciente, na parte da manhã.

À tarde, o funcionário da empresa Eco-Sinos, Antônio Alves, ensinou os alunos do 4° e 5° ano da Escola Adventista a fazerem detergente líquido, durante oficina realizada na Casa da Colônia.

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente

Terça-feira – 4 de junho

9h – Visita ao horto municipal, no Parque da Kuchenfest

9h – Oficina Detergente Líquido, com Antônio Alves, na Casa da Colônia – Cada participante deverá levar uma garrafa pet de dois litros.

Tarde

13h30 e 15h30– Oficina Pet, com Carlos Breier, na Casa da Colônia – Cada participante deverá levar seis garrafas pet de dois litros de cores iguais.

Quarta-feira – 5 de junho

Manhã

9h – Palestra sobre descarte consciente com o biólogo Marcelo Luiz Marques Menezes, sobre descarte consciente, na Câmara de Vereadores.

14h – Visita ao horto municipal, no Parque da Kuchenfest

14h - Oficina Pet, com Carlos Breier, na Casa da Colônia – Cada participante deverá levar seis garrafas pet de dois litros de cores iguais.

Quinta-feira – 6 de junho

9h – Visita ao horto municipal, no Parque da Kuchenfest

9h - Oficina Pet, com Carlos Breier, na Casa da Colônia – Cada participante deverá levar seis garrafas pet de dois litros de cores iguais.

Tarde

14h – Visita ao horto municipal, no Parque da Kuchenfest.

13h30 – Oficina: Horta de plantas aromáticas e condimentares e plantas de alimentação não convencional, com a engenheira agrônoma da Emater, Rosane Renck, e com a chefe do Escritório da Emater em Rolante, Janelise Wastowski, na Casa da Colônia.

Sexta-feira – 7 de junho

9h – Visita ao horto municipal, no Parque da Kuchenfest

9h – Palestra sobre Pró-Rio – Aquífero Guarani, com João Manoel Bicca, na Câmara de Vereadores.

Sábado – 8 de junho

8h30 - Passeio Ciclístico. Concentração na Praça da Matriz.

Roteiro: Saindo pelo centro até o Setor Ambiental nas Campinas II e retornando pelo mesmo local. Total de 9 km de ida e 9 km de volta. Terá lanche e sorteio de brindes no Setor Ambiental.

Obs.: O passeio estava marcado para o dia 1° de junho, foi transferido em função da chuva.

Confira a Receita de Detergente Líquido

Ingredientes:

- 4 Litros de gordura (óleo de cozinha usado)

- 1 Litro de álcool etílico hidratado

- ½ Kg de soda

- 25 Litros de água

Modo de preparo:

Diluir a soda em três litros d’água. Adicionar o óleo de cozinha usado e depois o álcool etílico hidratado, mexendo sempre, durante dez minutos. Colocar o restante da água devagarinho e continuar mexendo por mais 20 minutos. Deixar descansar. Mexer de duas a três vezes por dia, durante uma semana. Agitar bem e guardar em garrafas.

OBS.: Fazer em recipiente plástico reforçado. Usar luvas e máscaras.