Secretaria de Educação e Esportes de Rolante realiza projeto “Receitas da Merendeira”

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Rolante deu início ao projeto “Receitas da Merendeira”, no dia 28 de maio, coordenado pela nutricionista da Secretaria, Luciana dos Anjos, e pela coordenadora da Alimentação Escolar, Neusa Pretto de Moraes.

Segundo a nutricionista Luciana dos Anjos, serão realizados cinco encontros mensais com a participação de uma servente de cada escola (responsável pela preparação da alimentação), para discussão, reformulação e padronização das receitas, resultando a construção do Receituário Padrão das Escolas e Livro de Receitas das Merendeiras.

Os encontros acontecerão de maio a setembro. No período da manhã, das 8h30 às 11h30, com as funcionárias das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, e à tarde, das 13h30 às 16h30, com as serventes das Escolas Municipais de Educação Infantil e de turno integral, no auditório da Escola Adventista de Rolante.

O objetivo do projeto é elaborar um Receituário Padrão para a alimentação escolar de Rolante e, através, dele, melhorar a qualidade das preparações e do cardápio; otimizar o controle e a gestão dos alimentos, evitando desperdícios e preparar os alimentos corretamente, com padronização das operações.

“Os hábitos alimentares são formados desde a infância e podem ser influenciados por práticas alimentares inadequadas. É necessário que o alimento que faz parte do dia a dia tenha qualidade e valor nutricional adequado para que haja promoção da saúde”, explica Luciana.

O Receituário Padrão é uma ferramenta utilizada na rotina de uma cozinha, que vai garantir a qualidade e a segurança do cardápio planejado para o Programa de Alimentação Escolar. Estas fichas técnicas (receitas) são instrumentos operacionais, pelo qual se fazem o levantamento de custos, a ordenação do preparo e o cálculo do valor nutricional da preparação, sendo útil para o planejamento dos cardápios.

Alguns temas como excesso de adição de açúcar, sal e óleo serão abordados nos encontros.

“Todo alimento deve ser preparado e oferecido com interesse não somente como veículo de nutrientes, mas também como objeto de prazer no dia a dia. Assim, nasceu a preocupação de oferecer aos nossos alunos preparações saborosas, nutritivas e, principalmente saudáveis, através de receituário que contempla todas as necessidades expostas, comenta Neusa.