Secretaria de Educação e Esportes de Rolante reúne entidades para definir atividades do Dia do Desafio

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Rolante reuniu entidades na manhã desta quarta-feira, 22, para definir as atividades que serão realizadas no dia 29 de maio, Dia do Desafio, quando Rolante disputará com a cidade paulista de Taguaí.

Durante a reunião, coordenada pelo diretor de Esportes, Diogo Henemann, foi definido em conjunto com as entidades que a abertura do Dia do Desafio será realizada às 7h45, na Rua Coberta, até às 8h, com uma atividade física.

As escolas realizarão diversas atividades ao longo do dia, bem como o comércio. A Academia Physical Center disponibilizará profissionais que farão avaliação física,  darão dicas nutricionais e farão atividades físicas na Praça da Matriz das 8h30 às 16h30 com a comunidade, com escolas e entidades que queiram participar.

A Secretaria Municipal da Assistência Social estará na Praça arrecadando alimentos não perecíveis e agasalhos que serão doados a famílias carentes.

“Nosso foco principal é melhorar a qualidade de vida através da atividade física, mas sempre envolvendo a comunidade através do lado social, com a arrecadação dos alimentos e agasalhos”, comenta a secretária Eunice.

Participaram da reunião, também, o vice-prefeito, Régis Zimmer (Geada), secretária de Assistência Social, Santa Zucatti, coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social, Dulce Schaff, representante da Brigada Militar, sargento Paulo César Zanatta, Karina Rodrigues representante da CDL, proprietário da Academia Physical Center, Gregório Flesch, presidente da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais (APNER), Vanderlei Kirsch, presidente da Associação de Taekowondo Dragão Branco, Maximiliano Altneter e a coordenadora do Transporte Escolar do Município, Carolina Fagundes.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio 2013 propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de uma competição saudável entre duas cidades: o município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. No RS, 490 cidades confirmaram adesão ao DDD 2013, representando 23,5% do total de cidades brasileiras participantes do Dia do Desafio.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, no inverno de 1983, quando a temperatura de uma pequena cidade chegava a 20 graus negativos. Quando já pairava a noite sobre as ruas, por volta das 15h, o prefeito sugeriu, então, que as pessoas apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.

Era um convite para exercitar o corpo e o início de um grande projeto. Em 1995, o Sesc São Paulo apresentou ao Brasil a proposta com o objetivo de incentivar as pessoas a abandonar a vida sedentária e adotar a prática da atividade física diária, realizado por meio de um desafio entre as cidades de diferentes países. Na ocasião, participaram 35 cidades, mobilizando 1.968.150 pessoas.

No Rio Grande do Sul, o Dia do Desafio vem sendo realizado desde 1997. Atualmente, o RS é o segundo Estado brasileiro com o maior número de participantes.