Rolante dá início à II Semana da Luta Antimanicomial com Fórum Itinerante de Caps

O município de Rolante realiza a II Semana da Luta Antimanicomial de 20 a 24 de maio, com Encontro Macrometropolitano de Caps I e Caps II no dia 24.

O evento, promovido pela Prefeitura de Rolante, através da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação de Saúde Mental e Caps, busca envolver diferentes setores da cidade, usuários e trabalhadores de toda a rede de atendimento à saúde.

A II Semana da Luta Antimanicomial de Rolante tem como intuito, também, comemorar os oito anos de funcionamento do Caps Vida Nova de Rolante.

A programação teve início nesta segunda-feira, 20, no Salão Cristo Rei, com o Fórum Itinerante de Caps do Paranhana, composto por oficinas, apresentação de musical, apresentação do curta “Eu conheço Abel”, e discussões. O Fórum tem como público-alvo usuários e trabalhadores do Caps.

O Fórum contou com a participação de coordenadores e usuários dos municípios de Rolante, Riozinho, Taquara, Igrejinha, Parobé e Três Coroas, com um público de mais de 200 pessoas.

A abertura oficial da II Semana da Luta Antimanicomial de Rolante será realizada hoje, às 20h, na Câmara de Vereadores.

A programação prossegue amanhã, com a apresentação de curtas-metragens e debates sobre escolhas de vida, álcool e outras drogas, às 19h, na Sociedade de Canto Carlos Gomes.

No dia 22, às 14h, será realizada a Roda de Conversa “O cuidado em saúde mental na atenção primária”, no auditório da Escola Adventista, voltada para a rede de atendimento à saúde – Estratégia de Saúde da Família, Conselho Tutelar, Assistência Social e Fundação Hospitalar de Rolante.

No dia 23, às 14h, “Brincadeiras para quem vive uma vida inteira”, na Praça da Matriz, voltado para crianças e adolescentes do Caps. Às 19h, na Sociedade de Canto Carlos Gomes, “Nos fios de uma rede inclusa”, voltado à rede de ensino.

No dia 24, às 10h, na Sociedade de Canto Carlos Gomes, será realizado o Encontro Macrometropolitano de Caps I e Caps II – “A saúde mental na gestão pública”, tendo como público-alvo prefeitos, vereadores, secretários municipais de Saúde, coordenadores de Saúde Mental, Estratégia de Saúde da Família e trabalhadores de Saúde Mental. Às 14h o tema será “O desafio do cotidiano do trabalho no Caps”, voltado para trabalhadores em Saúde Mental e comunidade em geral.

O evento encerra na sexta-feira, 24, com um ato oficial, às 19h, seguido de show com a Banda Mega Loucos, na rua coberta.

A II Semana da Luta Antimanicomial de Rolante é uma realização do Caps Vida Nova, com apoio da Prefeitura de Rolante, Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Esportes, Governo do Estado, Sicredi, Escola Adventista de Rolante, Karisma FM, Salão Paroquial Cristo Rei, Edson Veículos, Espaço D’Festas e Academia Physical Center.