Comunidade da Boa Esperança confecciona 250 quilos de agnolini para a Festa de Nossa Senhora do Caravaggio

A localidade da Boa Esperança, conhecida por ser um roteiro turístico do município de Rolante, com o Caminho das Pipas, e também pelas belezas naturais, hospitalidade das famílias que lá residem, destaca-se, também, pela gastronomia com a deliciosa sopa de agnolini que aquece as pessoas nos dias frios e, para que este prato não falte na festa em louvor à Nossa Senhora do Caravaggio, que será realizada no dia 26 de maio, no salão da comunidade, os moradores da Boa Esperança reuniram-se nos dias 5 e 8 de maio para confeccionar cerca de 250 quilos de agnolini.

Segundo um dos festeiros, Martinho Dallarosa, a produção de agnolini feita em mutirão é uma tradição. “Trabalhamos em devoção à Nossa Senhora do Caravaggio e também porque todos gostam de participar das coisas que dizem respeito à comunidade, somos muito unidos”, comenta Dallarosa.

A tradição de confeccionar agnolini passa de geração em geração. As mulheres, por volta dos 16 anos de idade, começam a auxiliar na confecção do agnolini, como é o caso da jovem Michele Fetter, e não tem idade para parar de trabalhar, como mostra a Maria Dallarosa, 88 anos, que faz rapidamente seus agnolinis, conversando com os amigos.

A expectativa dos organizadores é de que sejam servidos cerda de dois mil almoços durante a festa, que começa com uma missa em louvor a Nossa Senhora de Caravaggio, às 9h, seguida de procissão. O almoço será servido a partir das 11h30, com sopa de agnolini, galeto, churrasco e saladas. Na parte da tarde haverá festejos populares.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Rolante, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. A secretária de Turismo e Cultura, Simone Tadiotto, esteve no salão da comunidade para acompanhar um pouco da produção de agnolini, conversando com os festeiros para colocar-se à disposição da comunidade para auxiliar não apenas neste evento, em particular, mas em todas as demandas da Boa Esperança.