Rolante implanta projeto Polícia Comunitária

A Administração Municipal, em parceria com a Brigada Militar e Polícia Civil, deu início à implantação do projeto Polícia Comunitária no município de Rolante, na noite da última terça-feira, 19, na localidade da Boa Esperança.

“O projeto tem como objetivo aproximar a comunidade da polícia através da denúncia anônima de pequenos delitos, como problemas de som com volume excessivo, arruaças, um vizinho que bate na esposa e ela não tem coragem de denunciar, enfim, ,  mas que fazem a diferença para o bem comum”, explica o inspetor da Polícia Civil, Luiz Felipe Prestes de Lima.

Para receber as denúncias, serão instaladas urnas em cada localidade e uma vez por semana as denúncias ou sugestões da comunidade que forem nelas depositadas serão recolhidas pelo inspetor Lima, pelo sargento Haag ou pelo Presidente do Consepro e Diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Leandro Gottschalk, para que sejam tomadas as devidas providências. Além disto, a comunidade pode entrar em contato diretamente com os policiais civis ou militares pelo telefone da BM, 190, ou da Polícia Civil, 3547-3409.

“Escolhemos a Boa Esperança para ser a primeira a receber a urna da Polícia Comunitária tendo em vista que este é um local turístico, onde circulam pessoas de diferentes cidades brasileiras e até de fora do país e para desenvolvermos cada vez mais o turismo em Rolante precisamos promover, também, a segurança e esta segurança será promovida com a implantação do projeto e, também, se for possível, com a instalação de câmeras de vigilância em alguns pontos da localidade, além da integração da comunidade participando com denúncias e sugestões”, salienta o prefeito Ademir Gonçalves (Dirão).

Segundo o comandante da BM em Rolante, sargento Paulo Haag, a comunidade tem que criar uma cultura de segurança, ficando atenta a veículos estranhos circulando pela cidade, tentando proteger-se com algumas medidas como colocação de grades nas portas e janelas, entre outras medidas.

Sempre achei boa esta proximidade entre a comunidade e os órgãos públicos porque no momento em que as pessoas começam a se conhecer, surge a confiança e as parcerias”, fala o delegado Rosalino Constante Seara.

Durante a reunião na Boa Esperança, foram abordados outros assuntos, como a manutenção da estrada, telefonia móvel e questões turísticas, que tiveram o comprometimento do prefeito em auxiliar a comunidade e dos secretários da Agricultura, Jair Fleck, e de Turismo e Cultura, Simone Tadiotto.

Participaram do evento, também, o vice-prefeito, Régis Zimmer, presidente do Sicredi Nordeste, Celson Trentim, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Leandro Rossi, presidente da Sociedade Nossa Senhora do Caravaggio, Celson Montemezzo, e pessoas da comunidade da Boa Esperança.