Instituto Federal aguarda votação do orçamento da União para lançar edital do campus da Escola Técnica Federal do Paranhana em Rolante

O prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), o vice-prefeito, Régis Zimmer (Geada), presidente da Câmara de Vereadores, Jair Silva, vereadores e secretários municipais receberam o novo Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Osvaldo Casares Pinto, o diretor do Campus da Escola Técnica Federal do Paranhana em Rolante, Jorge Portela, e o ex-Pró-Reitor, Augusto Horiguti, na manhã desta sexta-feira, 22, para falar sobre a construção do campus Rolante, cuja licitação depende da votação do orçamento da União.

Durante a reunião, o prefeito reiterou o compromisso do município em fazer tudo que for necessário para o início da construção do campus da Escola Técnica Federal do Vale do Paranhana em Rolante.

Segundo Portela, 2012 foi um ano de muita ação. “Foi um privilégio conhecer e trabalhar com toda a equipe da Prefeitura. Este é um projeto grande e estratégico para todo o país, que inicia com a construção de dois prédios, sendo um administrativo e outro didático. Se o orçamento for votado na primeira semana de março, a expectativa é de que o edital seja lançado no mesmo mês, com um investimento inicial de cerca de R$ 7 milhões, mais a parte de equipamentos”, comenta Portela.

O Instituto solicitou, ainda, um prédio para instalar uma espécie de posto avançado em Rolante, para oferecer cursos de capacitação ainda este ano, provavelmente a partir do segundo semestre.

Segundo Portela, o grande diferencial do campus Rolante é a área agrária e a grande parceria com a Prefeitura.

“A Prefeitura sempre será uma grande parceira do Instituto Federal. Faremos a adequação necessária do espaço escolhido para a instalação deste posto avançado. A comunidade de Rolante é muito grata ao Instituto e a todos que se envolveram para que o município fosse escolhido para sediar o campus”, salienta Gonçalves.

O campus terá capacidade para 1.200 alunos, com 60 docentes e 60 técnicos administrativos, com cerca de seis a sete mil metros quadrados de área construída, onde serão oferecidos cursos de capacitação, cursos técnicos nas seguintes áreas: administração, informática, calçados e agropecuária.

Participaram da reunião, também, os vereadores José Sehnem, Daniel Marcos Torres dos Reis, Elton Dürr e Elton Arnhold, juntamente com o secretário Municipal de Obras, José Carlos da Rosa, secretário do Meio Ambiente e Saneamento, Jorge Fischer, a assessora pedagógica da Secretaria de Educação e Esportes, Joyce Costa, e a Assessora Administrativa da Secretaria de Educação e Esportes, Carolina Fagundes.