Prefeito e vice-prefeito de Rolante reúnem-se com secretários para definir metas para 2013

O prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), e o vice-prefeito, Régis Zimmer (Geada), juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Jair Silva, reuniram-se com o chefe de Gabinete, Geovani Friedrich, e os secretários municipais na tarde da última terça-feira, 5, para que os secretários apresentassem as metas de cada secretaria para o ano de 2013.

“Neste primeiro mês de governo acho que conseguimos fazer bastante coisa, todas as secretarias fizeram várias atividades. Este relatório de metas para 2013 é uma forma de nos organizarmos e, com organização e planejamento, conseguiremos fazer um excelente governo, buscando sempre atender cada vez melhor a nossa comunidade”, explica Gonçalves.

Na Assessoria de Gestão, Controle e Transparência, a meta principal é reduzir os custos em todos os setores e isto já vem sendo feito desde o primeiro mês em relação a janeiro de 2012, em vários setores, como é o caso das compras diretas.

 

 

Economia  %

COMPRAS DIRETAS

35,35%

Peças e mão de obra

17,61%

Combustível

12,94%

Manutenção / Serviços Gerais

51,02%

 

“Com esta economia poderemos investir estes recursos em obras, adquirir novos veículos para renovar a frota da Prefeitura e muitas outras coisas que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida da população”, salienta o prefeito.

A Secretaria da Administração tem como meta integrar todas as demais secretarias para que a administração funcione bem durante toda a gestão, investindo na qualificação do atendimento à comunidade e, também, na qualificação dos gestores e dos colaboradores, além de reestruturar o espaço público, realizar concursos, implantar o monitoramento dos veículos da frota da administração municipal, entre outros projetos.

Já a Secretaria da Assistência Social quer acolher a comunidade, principalmente as famílias em vulnerabilidade social, fazer um trabalho com os idosos, dando uma atenção, também, aos que não integram nenhum grupo, e oferecer cursos de capacitação para geração de emprego e renda.

Na Secretaria de Turismo e Cultura está sendo montado um calendário dos eventos culturais de todo o município, não apenas os realizados pela Prefeitura. A Secretaria quer fortalecer os eventos tradicionais de Rolante, como Kuchenfest, Festivale, Rolantchê, Trilha da Cuca, Trilha do Tatu e Festival de Voo Livre. A construção de um Centro Cultural é uma meta para os quatro anos de mandato e a melhoria dos acessos aos pontos turísticos já está sendo realizada, bem como o ajardinamento de todo o centro da cidade, que será constante.

Na Secretaria da Saúde o objetivo é oferecer um atendimento de qualidade à comunidade, desde o momento que se solicita uma consulta, um exame, incluindo a disponibilização de mais especialistas, fazendo com que as pessoas não precisem deslocar-se com tanta frequência a Porto Alegre.

E para os que têm a necessidade de buscar o atendimento fora de Rolante, o objetivo é oportunizar mais conforto no deslocamento destas pessoas, com mais veículos, com ar condicionado e um destes veículos com banheiro, em horários alternativos para que as pessoas não precisem ir de manhã cedo e retornar somente à noite, priorizando sempre a coletividade.

“Estamos com um veículo que sai às 4h40 de Rolante e volta de Porto Alegre às 13h; outro sai daqui às 7h e deve sair de Porto Alegre às 14h; mais um que sai da cidade às 14h e sai da capital entre 18 e 19h e o quarto veículo que sai de Rolante às 12h, com menos lugares, para pessoas com problemas mais graves, que precisam de horários alternativos em função do tratamento que realizam”, salienta o prefeito.

Na Secretaria da Fazenda, a meta é diminuir as despesas e aumentar a arrecadação, através de programas como o Refis, que oportuniza um parcelamento da dívida ativa, inclusive com desconto.

A meta da Secretaria de Habitação e Participação Popular é mapear todas as famílias que têm dificuldade de moradia e, através de programas do Governo Federal, tentar construir mais casas populares e, também, trabalhar a questão da habitação rural. Além disto, no setor de Orçamento Participativo, a meta é ouvir sempre os anseios da comunidade para buscar alternativas para atendê-los.

A Secretaria da Educação e Esportes, tem como meta principal zerar a fila de espera das Escolas de Educação Infantil (atendendo crianças de zero a seis anos de idade), que atualmente tem cerca de 354 crianças aguardando vagas e, para isto, o município comprará vagas nas escolas particulares, transportará 62 crianças do bairro Rio Branco de berçário e maternal para a Escola Sonhos de Criança, no Alto Rolante, e vai inaugurar, ainda neste ano, mais uma Escola de Educação Infantil, com 168 vagas, no bairro Piccadilly. O objetivo é de que até o mês de maio a fila de espera esteja zerada.

A Secretaria tem muitas outras metas, como melhorar o índice de desenvolvimento da Educação Básica, implantar o atendimento de uma equipe multidisciplinar na antiga Escola Oldenburgo e fazer um trabalho permanente de qualificação de professores e funcionários.

Na Secretaria de Agricultura, uma das principais metas é implantar o Projeto Porteira para Dentro, para poder atender os pequenos agricultores sem nenhum custo; bem como atender as demandas dos produtores rurais para ajudá-los a otimizar seu trabalho, auxiliando-os com maquinário e implementos agrícolas.

A Secretaria de Obras, que já vem realizando um trabalho intenso na recuperação das estradas vicinais, está trabalhando com uma programação por localidade. Começou pela Mascarada e Barrinha, cujo trabalho será encerrado amanhã, 7, com uma confraternização com a comunidade.

A meta é recuperar todas as estradas vicinais, sempre de forma programada e organizada; manter em dia a limpeza urbana; manutenção de pontes; recuperação de bueiros e informatizar o sistema de iluminação pública para que se tenha um controle de todos os pontos do município e saber, através deste programa onde está funcionando bem e onde precisa de reparos.

A Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento quer intensificar e ampliar o trabalho de licenciamento ambiental municipal; já está desenvolvendo o recolhimento de lixo eletrônico; intensificar o projeto de recolhimento de óleo doméstico; implantar efetivamente o a coleta seletiva de lixo, entre outros aspectos.

Na Secretaria de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Trabalho, as metas principais são atrair novas empresas de diferentes ramos para o município, diversificando a economia; incentivar os empresários locais a expandir seus negócios, gerando mais emprego e renda no município; implantar o programa Primeiro Emprego e muitas outras ações voltadas à área empresarial e também aos trabalhadores.

A Secretaria do Planejamento tem como meta principal fazer o recadastramento imobiliário e fundiário do município, colaborando com o Plano Diretor. 

“Quero que no fim dos nossos quatro anos de governo possamos ter orgulho de dizer que fizemos história em Rolante através de um grande trabalho”, finaliza Gonçalves.