Idosos de Rolante ganham dia especial com mateada na Praça da Matriz

Um passeio na Praça da Matriz, que para muitos pode ser algo comum, que pode ser feito a qualquer dia, para um grupo de 19 idosos que vivem no Lar Bom Jesus, em Rolante, foi muito especial. A convite da secretária Municipal da Assistência Social, Santa Zucatti, os idosos que residem no Lar fundado há quatro anos na cidade por Natalina Alves, 54 anos, foram conhecer a praça que foi totalmente revitalizada e inaugurada em dezembro do ano passado.

“Passando em frente ao Lar, conversei com as administradoras, as irmãs Isabel Alves e Regina Alves, e propus que levássemos os idosos para um dia diferente, já que eles não costumam sair de lá em função da dificuldade de transportá-los. Elas aceitaram na hora e, vendo a alegria deles com este simples passeio, quero poder proporcionar-lhes passeios mensais para que possam conhecer a própria cidade onde vivem. Muitos nem são daqui de Rolante, tem gente de Riozinho, Taquara, Araricá, Sapiranga, Novo Hamburgo e Porto Alegre”, comenta Santa.

A tarde foi de muita alegria, com animação de dois trios da localidade do Alto Rolantinho, que foram tocar e cantar voluntariamente para alegrar a mateada, que teve dança, chimarrão, pipoca, suco, café, bolos, cachorro-quente e o prato típico da cidade: as deliciosas cucas de Rolante. Os “comes” foram doados por uma padaria da cidade que quis apoiar este dia especial.

Animando a tarde na praça

O Trio Alegria, formado pelo gaiteiro Almerindo Flutuoso dos Santos, 64 anos, o pandeirista Romeu Rick Pinheiro, 66, e pelo violonista Valdevino Pedro Alves, 44, visita o Lar Bom Jesus há mais de um ano para alegrar os idosos que residem no local pelo menos uma vez por mês.  “Tocamos em todos os tipos de festas, animamos qualquer evento”, comenta Pinheiro.

O evento contou com a participação, também, do trio formado pelos primos Valdemar Flesch, 66, gaiteiro, e Luiz Flesch, 60, pandeirista, juntamente com o gaiteiro profissional Delavi da Rosa, 52.

O evento, que segundo a secretária Santa Zucatti foi o primeiro de muitos, foi prestigiado pelo prefeito Ademir Gonçalves (Dirão), vice-prefeito Régis Zimmer (Geada), secretário municipal da Saúde, Douglas Kaiser, secretário municipal da Habitação e Participação Popular, Claudiomiro Maria da Silva.