Reunião com Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural marca parceria entre Prefeitura de Rolante e produtores rurais

O prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), e o vice-prefeito, Régis Zimmer (Geada), participaram de uma reunião com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, que é presidido por Romeu Hartamann, na Secretaria da Agricultura, na manhã desta terça-feira, 15, com o objetivo de conhecer as demandas dos produtores rurais de diversas localidades do município e, também, marcar definitivamente a parceria entre a Prefeitura e os agricultores de Rolante, para o desenvolvimento da zona rural e do município como um todo.

Durante a reunião, os produtores e representantes de entidades falaram sobre a importância do Conselho Municipal da Agricultura e da participação do prefeito, do vice-prefeito, do secretário municipal da Habitação e Orçamento Participativo, Claudiomiro Maria da Silva, do presidente da Câmara de Vereadores, Jair Silva, e dos vereadores Carlos La Vida e Elton Dürr, que demonstram a vontade de buscar soluções para atender às demandas de quem vive na zona rural.

“Quero dar uma valorização especial aos agricultores. Aqui é a casa dos agricultores dentro da Prefeitura. Daremos a valorização devida ao Conselho. Nosso lema é não mentir, não prometer e fazer o trabalho dentro da possibilidade justa e honesta que temos nas mãos. As portas da Secretaria da Agricultura estão abertas para esclarecer qualquer dúvida e auxiliar os produtores rurais”, salienta o secretário Jair Fleck.

O prefeito Ademir Gonçalves agradeceu o convite para participar da reunião e disse que quer estar presente sempre que for possível e que a meta da administração é planejamento e organização para a realização dos trabalhos.

“Queremos trabalhar junto com o Conselho para o crescimento e o desenvolvimento do nosso município. Vamos comprar duas motoniveladoras e mais uma escavadeira hidráulica para a Secretaria da Agricultura em breve. Temos um projeto para reduzir os valores da hora/máquina da patrulha agrícola em 50% neste ano para que todos os produtores rurais tenham acesso aos serviços das máquinas, obedecendo ao critério de que o agricultor tenha bloco, tire nota, seja organizado, pois queremos incentivar quem realmente está trabalhando e tirando seu sustento da agricultura”, salienta Gonçalves.

Segundo o vice-prefeito, Régis Zimmer (Geada), falou sobre a importância de que seja feito um planejamento e desenvolvimento de projetos que façam com que o jovem possa ficar no meio rural. “Nosso objetivo é desenvolver um trabalho em parceria com a comunidade”, comenta Zimmer.

Projeto “Porteira para Dentro”

O objetivo do projeto “Porteira para Dentro” é, com autorização da Câmara de Vereadores e do Conselho de Desenvolvimento Rural, realizar obras de infraestrutura, como ensaibramento e construção de açudes nas propriedades rurais a custo zero.

“Estamos aqui de passagem e queremos deixar um trabalho importante e marcante para o município. Queremos a cada fim de ano poder comemorar o que planejamos, organizamos e executamos”, conclui Gonçalves.

A reunião contou com a participação de representantes de várias entidades, como o presidente da Câmara de Vereadores, Jair Silva, chefe do Escritório da Emater e secretária do Conselho, Janelise Wastowski, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rolante e Riozinho, Leandro Rossi, Associação de Piscicultores e Associação de Apicultores de Rolante.