Construção de barragens em Rolante ainda está no nível de estudos

O prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), durante reunião com o presidente da Famurs, Ari Vanazzi, que é um dos fundadores do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitê Sinos), na manhã desta segunda-feira, 14, falou sobre a construção de barragens no município, nas localidades de Barrinha e Mascarada, assunto que vem sendo motivo de grande preocupação para a comunidade rolantense.

“Lemos notícias nos jornais sobre este assunto e nos preocupamos porque não foi feita nenhuma discussão com a administração municipal nem com a comunidade sobre a construção destas barragens em Rolante”, comenta Gonçalves.

Segundo Vanazzi, num primeiro momento o Comitê Sinos fez apenas apontamentos de possibilidades, de alternativas, como a construção destas barragens. “Quando o Governo do Estado aprovar o plano da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, aí sim partiremos para o debate e acho praticamente impossível que elas venham a ser construídas porque temos outras formas mais baratas e com menos impacto ambiental de fazer o plano de Bacias”, salienta Vanazzi.

Participaram da reunião, também, o coordenador geral da Famurs, Júlio Dorneles e o assessor parlamentar da Deputada Ana Affonso, Loivo Abigair da Silva.