Rolante inaugura sistema de vídeo-monitoramento

O prefeito de Rolante, Pedro Rippel, inaugurou o sistema de vídeo-monitoramento, que integra o projeto do Litoral Norte, executado pelo Ministério da Justiça através do PRONASCI Programa Nacional de Segurança e Cidadania (PRONASCI), que foi desenvolvido através do Consórcio Público da Associação, na manhã desta quarta-feira, 31, no quartel da Brigada Militar.

Desde o ano passado, Rolante integra a Região Metropolitana, no entanto, o projeto foi estendido a alguns municípios parceiros da Amlinorte, como é o caso de Rolante e Santo Antônio da Patrulha.

Em Rolante foram instaladas cinco câmeras distribuídas no centro e no bairro Rio Branco.

A Prefeitura viabilizou a construção de uma sala de vídeo-monitoramento, na Brigada Militar, que ficou responsável pelo monitoramento das câmeras.

O investimento de Rolante foi de R$ 14.229,89, o que representa 2% do valor total do projeto aplicado no município, sendo que o valor total investido nos 24 municípios que integram o consórcio é de R$ 12.683.000,00.

As câmeras têm como objetivo inibir a criminalidade no município. Segundo o representante da empresa Experti, que instalou as câmeras, Célio Neves, as câmeras têm zoom de 36 vezes, com capacidade para identificar uma placa até uma distância de 500 metros, captando movimentação em até um quilômetro de distância, armazenando vídeos por mais de um mês. As imagens são gravadas e armazenadas em Osório e todas as câmeras instaladas se comunicam, com capacidade de 60 dias de armazenagem. Abre canal de voz para que uma pessoa na rua possa falar com a Brigada Militar, através de um botão que viabiliza esta comunicação.

O comandante da 2ª Cia de Santo Antônio da Patrulha, capitão Delamar Flebe, agradeceu o empenho do prefeito Pedro Rippel em colocar Rolante no circuito de operação das câmeras, o que vai auxiliar a que seja feito um trabalho de patrulhamento mais eficiente e, também, servirá como apoio para a área investigativa, resultando em mais segurança para a comunidade rolantense.

O vereador José Sehnem, representando a Câmara de Vereadores, atribuiu o sucesso da concretização deste projeto em Rolante ao empenho do prefeito, que não mediu esforços para que Rolante contasse com o apoio dos vereadores para participar do consórcio.

Rippel agradeceu a parceria da Câmara de Vereadores ao longo dos seus oito anos de mandato para a aprovação de projetos que tinham como objetivo beneficiar a comunidade, como é o caso das câmeras. “Foi uma batalha conseguir entrar neste consórcio, já que o equipamento de vídeo-monitoramento instalado em Rolante e nas demais cidades é dos mais modernos existentes no país atualmente”, salienta Rippel, que agradeceu, ainda, o trabalho realizado na Brigada Militar no município.

Participaram da inauguração, também, o vice-prefeito, Lenoir Schönardie, secretária municipal da Assistência Social e Habitação, Alzira Rippel, secretária municipal da Educação, Esportes e Cultura, Simone Tadiotto, secretário municipal de Obras, Claus Schierholt, comandante da Brigada Militar em Rolante, sargento Paulo Haag, diretor do Departamento de Trânsito e Iluminação Pública, Anderson Oliveira, presidente da CDL, Luiz Henrique da Silva, demais integrantes da Brigada Militar de Rolante e imprensa local e regional.