O município de Rolante foi incluído no Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências, que visa ampliar e qualificar o acesso às urgências e emergências na região, articulando e integrando os diversos serviços de atenção com garantia de continuidade de tratamento.
Para Rolante, que foi um dos 88 municípios contemplados neste programa, dentre mais de 490 municípios gaúchos, a proposta é receber uma unidade de suporte básico da Samu e na rede fixa a proposta é Rolante receber uma sala de estabilização e dois leitos de longa permanência, o que fará com que o município receba do Ministério da Saúde cerca de R$ 25 a R$ 35 mil mensais para manter estes serviços.
Sala de estabilização – estrutura que funciona como local de assistência temporária e qualificada para estabilização de pacientes críticos ou graves, até que o paciente seja encaminhado para um atendimento de média a alta complexidade, deve ter funcionamento 24 horas por dia.
Leitos de longa permanência – visam atender pessoas de mais idade que, muitas vezes, precisam de um pouco mais de tempo hospitalizadas e a remuneração para o hospital será um pouco maior para prestar este serviço.
O município deve ter estes serviços implantados a partir de 2013.