Rolante inaugura Escola de Ensino Fundamental de mais de R$ 1,6 milhão

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Inovação, construída no Bairro Grassmann, com um investimento de R$ 1.615,970,98, foi inaugurada na noite desta quarta-feira, 10, com a presença de autoridades do município, professores, pais e alunos.

Este é o primeiro Espaço Educativo Urbano II, construído de acordo com projeto financiado pelo Ministério da Educação com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com contrapartida da Prefeitura.

A nova escola tem como objetivo principal estimular e desenvolver no educando o exercício de liderança, buscando habilitá-lo para atuar na sociedade com senso crítico, iniciativa, criatividade, independência e responsabilidade social.

“A proposta de ensino é inovadora, pois incentiva seus alunos a desenvolverem suas habilidades individuais, para que gradativamente possam conquistar sua autonomia intelectual. Dotada de ambiente prazeroso e próprio para desenvolvimento do processo de aprendizagem. Os estudantes contam com excelentes profissionais capacitados nas diferentes áreas de ensino tendo como proposta a formação global do aluno’, explica a secretária municipal de Educação, Esportes e Cultura, Simone Tadiotto.

A escola, que começa suas atividades nesta quinta-feira 11, tem capacidade para atender 330 alunos de pré-escola a oitava série/nono ano. Sua metodologia será baseada na Teoria de Freinet, com salas temáticas, onde os alunos irão ao encontro do professor em salas de aula específicas para cada disciplina, como uma espécie de laboratório. A Inovação é a primeira escola municipal de Rolante a ter uma quadra coberta.

“Encaminhamos este projeto em 2008 e foram várias idas a Brasília para que fôssemos contemplados com esta escola modelo. Tenho orgulho de poder entregá-la à comunidade, hoje. Quem não conhece os trâmites legais de uma obra deste porte não sabe que é preciso estar tudo correto para que os recursos sejam liberados. A obra esteve um tempo parada em função da troca de presidentes, pois quando a presidente Dilma assumiu, ela primeiro teve que se inteirar do andamento dos projetos até começar a liberar as verbas”, comenta o prefeito de Rolante, Pedro Rippel.

Os alunos que antes estudavam na Escola Municipal Oldenbrugo foram transferidos para a Escola Inovação e o prédio da Oldenburgo será utilizado para atender crianças com necessidades especiais, além de utilzar algumas salas para ampliar a Escola Municipal de Educação Infantil Luizinho, que está localizada ao lado da Oldenburgo. Com a ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil Luizinho e a inauguração de uma Escola Pró-Infância no bairro Piccadilly, que deve acontecer entre o fim de 2012 e início de 2013, o que fará com que Rolante zere a fila de espera de vagas nas escolas municipais de Educação Infantil, já que com a Pró-Infância serão abertas mais 220 vagas.

Investimentos em Educação

Ao longo dos seus dois mandatos, de 2005 ao fim de 2012, o prefeito Pedro Rippel, juntamente com o vice-prefeito, Lenoir Schönardie, inaugurou além da Inovação, três escolas de Ensino Fundamental, sendo uma no bairro Rio Branco (Arco-Íris), outra na localidade de Alto Rolantinho (Recanto da Alegria) e a terceira na localidade de Alto Rolante (Sonhos de Criança), além de ter realizado ampliações em diversas escolas, como Farroupilha, Gente Miúda, Santo Antônio, Independência, Hugo Zimmer, entre outras.