Prefeitura de Rolante beneficia 24 famílias com casas populares

A Prefeitura de Rolante, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação, realizou a entrega de 24 casas populares a famílias de baixa renda na manhã desta sexta-feira, 15, beneficiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

As casas, localizadas na avenida Coronel João Linck, são compostas por sala, cozinha, banheiro e dois quartos. Além disto, o município dará início, em breve, à obra de infraestrutura do loteamento, como calçamento e calçadas de passeio e dará início à construção de mais 60 casas ainda neste ano.

Cláudio Marques, 56 anos, contemplado com uma das 24 casas, é aposentado por invalidez e cria, sozinho, a filha de dez anos, Gisele, desde que ela tinha um ano de idade. Marques e a filha moram em algumas peças cedidas pelo antigo patrão, na localidade de Rolantinho. “Agradeço a Deus e a todo o pessoal da Secretaria da Assistência Social por esta casa e pelo apoio que dão para mim e para minha filha porque agora, na nossa casa, vamos começar uma vida nova. Com a minha aposentadoria não dá para pagar aluguel e viver de uma forma decente. Nem sei explicar o quanto estou feliz. Quero me mudar e fazer uma horta”, comenta Marques.

Os critérios para inscrever-se nos programas habitacionais são: renda familiar inferior a três salários mínimos, nunca ter feito empréstimo ou ter sido beneficiado com casa.

Prioridades para seleção: Residente há mais de três anos no município, 3% dos beneficiados têm que ser idosos e deficientes, mulheres chefe de família e menor renda.

Para fazer inscrição no departamento de habitação as famílias devem estar cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal). A situação de cada família inscrita será avaliada pelo Conselho Municipal de Habitação e posteriormente pelo Ministério das Cidades.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação desenvolve um trabalho com famílias menos favorecidas com o intuito de proporcionar-lhes mais qualidade de vida, contemplando-as com casas populares, através de oficinas que buscam proporcionar geração de emprego e renda aos participantes e, também, com grupos de convivência no Centro de Referência da Assistência Social e com atendimento de assistente social e psicóloga.

Participaram da entrega das casas o prefeito de Rolante, Pedro Rippel, a secretária municipal da Assistência Social e Habitação, Alzira Rippel, presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Altneter, secretários municipais, equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação e as famílias beneficiadas.