Construção da Escola Técnica Federal Campus Rolante deve começar em novembro

Até o início de novembro deste ano devem ter início as obras da construção da Escola Técnica Federal do Vale do Paranhana Campus Rolante. Esta informação foi dada pela reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, na manhã desta sexta-feira, 15, durante a solenidade realizada na Praça da Matriz de Rolante, onde o prefeito Pedro Rippel, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Altneter, e demais autoridades do município e da região, que trabalharam pela implantação do campus na cidade, entregou oficialmente cerca de 58 hectares de terras para o Instituto.

“Com a posse das áreas, o próximo passo será licitarmos a primeira parte da obra, que será composta por cerca de seis salas de aula e a parte administrativa do campus, o que envolverá um investimento em torno de R$ 3,5 milhões com uma área construída de 2.400m². Esta primeira parte da obra deve ter início no mês de novembro”, fala a reitora Cláudia.

A próxima etapa da obra será a construção do bloco didático, composto por laboratórios de informática, química, física e de 16 a 20 salas de aula, com uma área construída de 3.500m², envolvendo um investimento de mais R$ 4 milhões.

Ao todo serão investidos cerca de R$ 10 milhões: R$ 7,5 milhões na obra propriamente dita e mais R$ 2,5 milhões para equipar o campus e a previsão de conclusão da obra é cerca de dois anos.

Segundo o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia RS - Campus Bento Gonçalves, Zootecnista, Doutor em Ciências, Jorge Portela, o custo anual do campus será de R$ 1,5 milhão, com despesas com funcionários, alimentação, água, luz, material de consumo e manutenção de um modo geral.

“A Escola será um marco no município, além de todo o investimento financeiro, o maior investimento será o social porque estamos falando em qualificação profissional, em educação”, salienta Portela.

“A educação sempre foi prioridade para a administração municipal e a implantação da Escola Técnica Federal do Vale do Paranhana em Rolante é uma conquista da região e de muitas pessoas que se dedicaram para que o que para muitos era um sonho, para outros uma ilusão, algo que não passaria de promessa, já é uma realidade e que beneficiará milhares de pessoas. Inicialmente teremos quatro cursos: técnico em administração, técnico em informática, técnico em calçados e técnico em agropecuária. Isto é apenas o começo de uma grande história de qualificação profissional na nossa região e que Rolante terá o privilégio de sediar”, fala Rippel.

Participaram da solenidade de repasse das áreas para o Instituto, também, o Pró-reitor de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Giovani Silveira Petiz, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Augusto Massashi Horiguti, representantes de entidades, professores e estudantes, a equipe Pró Escola Técnica Federal, que trabalhou incansavelmente para a instalação do campus em Rolante: vereador de Rolante Jair Silva, secretária municipal de Educação, Esportes e Cultura, Simone Tadiotto, secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Fischer, secretário municipal de Obras, Claus Schierholt, presidente do Sindicato Rural do Vale do Paranhana, Jorce Luci, entre outras pessoas que contribuíram para que este projeto se tornasse realidade.