Senai forma primeira turma de jovens confeccionadores de calçados em Rolante

A formatura da primeira turma de jovens confeccionadores de calçados – aprendizagem industrial básica da Escola do Senai em Rolante foi realizada na noite de 23 de março, no salão de atos da Escola Sagrada Família, onde 36 estudantes entre 14 e 16 anos concluíram o curso.

O evento contou com a participação dos instrutores do Senai que ministraram as aulas aos estudantes desde setembro do ano passado, totalizando 800h/aula, Cristiano Freitas e Juliano dos Santos, bem como do prefeito de Rolante, Pedro Rippel, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, que foi paraninfo das turmas, Jair Fleck, diretor do Senai, Hugo Gerard, coordenadores de Educação Profissional, Leonardo Matias e Cláudio Hoffmeister e familiares dos formandos.

Escola do Senai

O município de Rolante tem como base de sua economia a indústria calçadista e, em função disto, em setembro de 2011 inaugurou a implantação de uma extensão do Senai, na rua Francisco Gomes do Amaral, 204, no bairro Grassmann, onde estudantes de 14 a 16 anos (meninos e meninas), participam do curso “Confeccionador de Calçados”, por intermédio de uma parceria com a Prefeitura, com o apoio da Calçados Piccadilly, Calçados Gonçalves, Calçados JPR e Calçados Peres, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo e da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura.

Os estudantes recebem treinamento de corte, costura e montagem de calçado. O curso tem 800h, realizadas no período aproximado de dois anos, sendo aulas teóricas e práticas, com máquinas cedidas por empresas locais para que fosse montada uma mini fábrica na escola.

Segundo Fleck, através deste curso, os estudantes têm Carteira de Trabalho assinada e recebem de acordo com o número de horas em que frequentam o curso, com base no salário mínimo, com todos os direitos trabalhistas, como férias e 13º.

“Esta é uma oportunidade imperdível para estes jovens porque quando concluem o curso estão aptos a trabalhar em qualquer setor de uma empresa calçadista. O mercado de trabalho está carente de profissionais qualificados. Existem vagas, o que falta é mão-de-obra qualificada”, comenta Rippel.

As aulas para as próximas turmas terão início no dia 9 de abril e a escola já conta com 50 alunos inscritos. Podem participar estudantes do Ensino Fundamental e Médio de qualquer escola do município, tanto da rede municipal, estadual ou particular. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura.

As aulas são realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras, sendo duas turmas pela manhã, das 7h45 às 11h45 e duas à tarde das 13 às 17h.