Mais de 500 pessoas participam da 1ª Carreteada Rolante – Alto Rolantinho

A 1ª Carreteada Rolante – Alto Rolantinho, realizada neste sábado, 31, no município de Rolante, integrando diversas localidades do município, contou com a participação cerca de 50 carretas puxadas por juntas de boi e mais de 500 pessoas envolvidas no evento, que teve um percurso de dez quilômetros, saindo do Piquete de Laçadores Diego Arthur, às 7h, chegando ao campo do Esporte Clube São Paulo, no Alto Rolantinho, onde foi realizado um almoço de confraternização, com animação de músicos amadores. 

Segundo os organizadores do evento, Jorge Silveira, Ivo Pinheiro, Izair Gonçalves e Ademir Kuhn, o objetivo do evento é mostrar para as gerações futuras como foi a vida de seus bisavós, avós e, até mesmo, dos pais, trabalhando na roça, com carretas puxadas por juntas de bois. 

“Em Rolante, 90% dos produtores rurais ainda utiliza a junta de boi para a lida, tendo em vista que a base da agricultura é composta por pequenos produtores. A junta de boi é utilizada para arar a terra, plantar e colher, já que o relevo não é propício para o trabalho mecanizado e, também, porque a maioria nem tem condições financeiras de mecanizar-se. Com este evento fica o registro deste trabalho que, no futuro, pode desaparecer, já que muitos produtores estão reflorestando suas propriedades”, comenta o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Fischer. 

Na propriedade dos Born, o trabalho na terra é feito pelo pai, João Mário Born, 57 anos, e pelos filhos, Danilo Born, 27, e Dario Born, 25, utilizando quatro juntas de boi.