Estudantes rolantenses desenvolvem a criatividade e a solidariedade através de história infantil

Na expectativa do início da X Feira Municipal do Livro de Rolante, um livro, em especial, vem despertando a criatividade dos alunos das escolas de educação infantil: “O velho dos cabelos de mola”, com texto de Walmor Santos sobre ideia de Rodrigo Prates.

As oito escolas de educação infantil de Rolante receberam exemplares do livro para desenvolver atividades com os alunos cerca de um mês antes da Feira para que no dia 10 de maio, quando o grupo Zuando Som, do qual Rodrigo Prates faz parte, estiver em Rolante apresentando-se, possam interagir com o músico e os demais integrantes, Rodrigo Apolinário e Rafael Ferri.

Depois de conhecer a história e aprender as músicas (um cd de músicas relacionadas à história acompanha o livro), as professoras trabalharam atividades que incentivam o aproveitamento de materiais recicláveis para confeccionar o boneco dos cabelos de mola, como balão, jornal, tecidos, cartolina colorida e muitos outros.

Além disto, os alunos aprenderam a importância de compartilhar, de fazer outras crianças felizes através da doação de brinquedos que para eles não são mais interessantes, que eles já não brincam, mas que serão muito apreciados por aqueles cujos pais não têm condições de comprar.

Na Escola Municipal de Educação Infantil Meu Recanto, localizada no maior bairro de Rolante, o Rio Branco, os 52 alunos das turmas de Jardim A e Jardim B, com idades entre 4 e 6 anos, confeccionaram seus próprios bonecos de mola, com a ajuda das professoras, e estão trabalhando estas questões em sala de aula através das músicas.

Segundo a diretora Silvana da Rosa, é impressionante ver o quanto os alunos da Meu Recanto aprenderam a importância de compartilhar as coisas, em sala de aula, e com quem têm menos do que eles.

Na Gente Miúda os alunos levaram para a escola brinquedos que eles não utilizavam mais e doaram para a Escola Arco-Íris, localizada no bairro Rio Branco. Na Meu Cantinho, alunos e professoras do Berçário, Maternal, Jardim A e Jardim B estão preparando uma surpresa para apresentar para o Zuando Som no dia 10, durante uma visita que os integrantes do grupo farão à escola.