Projeto escolar incentiva o consumo do mel em escola de Educação Infantil de Rolante

A turma do Jardim A da Escola Municipal de Educação Infantil Meu Cantinho, de Rolante, está desenvolvendo o projeto "A fantástica viagem ao mundo das abelhas", tendo como objetivo buscar uma visão ampla da biodiversidade das abelhas, desenvolvendo o instinto de preservação à natureza e, também, incentivar nas crianças o hábito de consumir mel.

No decorrer do projeto, as professoras Claudia Marin e Francieli Fausen, trabalharam com os 25 alunos, que têm entre quatro e cinco anos de idade, questões ligadas ao ciclo evolutivo das abelhas, polinização, processo de preparação do mel, cuidados necessários para criar e lidar com as abelhas, através de atividades de pesquisa, recorte, pintura, poesia, música, contos e curiosidades.

Na tarde desta quarta-feira, 23, professoras e alunos promoveram um "Chá com mel" na sala de aula, onde cada um levou um prato para compartilhar com os colegas e receberam a visita especial da nutricionista da Secretaria Municipal da Educação, Esportes e Cultura, Luciana dos Anjos, e dos apicultores Waldo Zimmer, 72 anos, que trabalha com apicultura há 51 anos, e Marcos Bernardes, 42, que trabalha com apicultura há 32 anos, e integram a Associação de Apicultores Papa Mel, de Rolante e a funcionária da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Ingrid Sniedze, que cede espaço no sítio de sua propriedade para a criação de abelhas.

Durante a visita, os apicultores explicaram como as abelhas produzem o mel, os cuidados que precisam ter para trabalhar com as abelhas, levaram as roupas e equipamentos que utilizam neste trabalho e, também, presentearam a escola com favos de mel e, também, mel produzido na Associação do município.

A nutricionista, Luciana dos Anjos, falou sobre os benefícios que o mel traz à saúde e deu dicas de como ele pode substituir o açúcar para adoçar alguns alimentos e bebidas, como bolos, iogurte natural, sucos e vitaminas, entre outros.

Depois das explanações dos convidados e das inúmeras perguntas dos alunos, todos se deliciaram com o chá com mel, balas de mel e com as diversas guloseimas que as crianças levaram para a escola.

A diretora da Escola Meu Cantinho, Patrícia Castilhos dos Reis, agradeceu a presença dos visitantes e disse que a vivência é a melhor forma de aprender. "O nossos alunos do Jardim A jamais esquecerão esta doce tarde de aprendizado e confraternização", salientou a diretora Patrícia.