ALERTA - Consumidor, fique de olho nos queijos



Você pensa que queijo bom é aquele cheio de furinhos irregulares?
Se sua resposta for sim.....você precisa mudar essa ideia!
Queijos com a aparência como a da foto são queijos com defeito, o chamado estufamento precoce é um indício de que o queijo está contaminado e pode causar doença alimentar.

Tais furinhos são devido à contaminação do leite por bactérias do grupo Coliforme que fermentam a lactose, produzindo gás, que formam os inumerosos furinhos indesejáveis. Isso acontece quando o leite é obtido em condições impróprias de higiene, quando o leite não passa por processo de pasteurização ou é indevidamente pasteurizado e quando o manipulador/colaborador não segue boas práticas de fabricação.

Algumas bactérias do grupo coliformes são indicadoras de contaminação fecal e, se as contagens são altas, podem indicar a presença potencial de agentes patogênicos (causadores de doenças).

Fica o alerta para a comunidade que ao adquirirmos um alimento de origem animal, devemos nos certificar se este produto foi devidamente inspecionado. Isso pode ser verificado através dos carimbos dos serviços de inspeção S.I.M, CISPOA ou S.I.F que constam nos rótulos dos alimentos.

Texto: Médico Veterinário Rafael Severino Duarte
SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE ROLANTE – Cuidando da segurança dos alimentos e da saúde da população.

Figura da Capa - Queijo artesanal apresentando o defeito de estufamento precoce
Fonte: sobral et al., 2017. Principais defeitos em queijo Minas artesanal: uma revisão. Revista do Instituto de Laticínio Cândido Tostes