Atendendo pedidos dos Prefeitos, Governador altera regras e libera entrada no comércio não essencial e restaurantes

Atendendo um apelo da FAMURS, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e outras associações regionais na tarde de ontem (4), o Governador Eduardo Leite alterou as regras do Protocolo da Bandeira Vermelha, flexibilizando o atendimento de serviços não essenciais, como lojas e restaurantes.

As mudanças valem a partir desta quarta. "Sabemos de todos os cuidados que as lojas e restaurantes vêm adotando na questão na prevenção. Estamos na véspera do Dia dos Pais, essa flexibilização veio em boa hora", declarou o Prefeito Régis Zimmer.

PROTOCOLOS DA BANDEIRA VERMELHA

Comércio varejista não essencial (lojas)
• Permite 25% trabalhadores (somente para estabelecimentos com mais de três trabalhadores).
• Respeito ao teto de ocupação (número máximo de pessoas conforme área do estabelecimento).
• Abertura exclusiva de quarta-feira a sábado, em horário reduzido, das 10h às 16h, para não coincidir com a movimentação de serviços essenciais.

Restaurantes
• Atendimento presencial restrito passa a ser permitido, com dias e horários reduzidos e reforço dos protocolos obrigatórios.
• Aviso visível aos frequentadores sobre a lotação máxima, para reforçar distanciamento mínimo. Na bandeira vermelha, passa para 50% de trabalhadores e 25% de lotação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
• As modalidades de tele-entrega, drive-thru e pague e leve seguem permitidas durante todos os dias da semana.
• Restaurantes que se localizam em shoppings também estão inclusos na alteração.