Entidades discutem Programa de Acessibilidade Inclusiva

O Programa de Acessibilidade Inclusiva pautou, na últimasexta-feira (24), uma importante reunião on-line entre representantes de órgãosmunicipais, associações e escolas que têm políticas e atendimentos voltados àspessoas com deficiência.

O Programa de Acessibilidade Inclusiva foi aprovado pelo município e está inserido no Planejamento da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Participação Popular de Rolante desde 2019. Um dos objetivos emparceria com o DEL é tornar Rolante referência em atendimento especializado e 100% Acessível até 2030 podendo assim garantir ao município o selo de acessibilidade dentro do COREDE Paranhana Encosta da Serra.

De acordo com a coordenadora da Secretária de AssistênciaSocial, Andreia Valandro “o município temmuitos ganhos com este programa, que possibilita uma integração intersetorialdas redes e entidades para um atendimento mais humanizado e especializado às Pessoas com deficiência”. Segundo a técnica responsável pelo Programa, Eduarda dosSantos da Silva, entre as metas esperadas e que já estão em construção estão acriação do Departamento de Políticas Públicas de Inclusão e AcessibilidadeVinculado ao Programa; sanar os déficits no atendimento quanto a habilitação e a reabilitação de PcD´s no Município; a inserçãode um Centro de Referência Municipal e o aumento da acessibilidade em ocupaçãodos espaços públicos.

O Programa propõe ainda 11 lógicas de intervençõesespecíficas para cada Rede Pública ou Privada, Entidades locais Filantrópicasou Departamentos, construindo assim uma REDE de Acessibilidade dentro doprograma. Também foi debatida no encontro uma proposta de Plano deenfrentamento a Pandemia (COVID-19) para PcD´s com parceria das entidades.

Participaram da reunião pelo Google Meet representantes daSecretaria de Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria de Assistência Social, Departamentode Cultura, Departamento de Esporte, CAPS, Associações como a APNER e a Pró-Pessoascom Deficiência, Lions e demais Representantes do AEE das Escolas Estaduais no Município.