Programa PIM / Criança Feliz segue atendendo famílias de baixa renda

Apesar da desacelerada e cancelamento de muitos projetos e programas ocasionado pela pandemia do coronavírus, em Rolante, o atendimento ao programa PIM / Criança Feliz segue sendo realizado com as famílias abertas para a ajuda.

O Programa é voltado para famílias beneficiárias do cadastro único, em situação de vulnerabilidade social, com gestante ou crianças de 0 a 3 anos. O acompanhamento é feito semanalmente pelas chamadas “visitadoras”, e tem por objetivo o fortalecimento dos vínculos familiares, desenvolver habilidades para educar, cuidar e proteger as crianças. “O convívio semanal com olhar e escuta qualificada permite a construção de vínculos de confiança e afeto entre o visitador e a família”, explica a coordenadora Vanusa Castilhos dos Reis.

Até o mês de março, 98 famílias eram atendidas por 5 visitadoras do Programa. Com a chegada da pandemia, o número reduziu para 38, respeitando a liberdade de cada família pela manutenção do acompanhamento, ou não. Ainda assim, a equipe da Assistência Social de Rolante comemora a manutenção do auxílio. “Com a necessidade do distanciamento, nossas visitas passaram de semanais para quinzenais. Não entramos mais nas casas, conversamos em uma área aberta, com tudo devidamente higienizado, e o tempo de conversa também reduziu”, explica Vanusa.

Antônia: suporte no desenvolvimento do filho Enzo
A família da Antônia, de 34 anos, mãe do Enzo, de 5 meses, é uma das que segue sendo atendida durante a pandemia. As condições precárias e o difícil acesso até a sua casa, há cerca de 1km da estrada, em meio a uma propriedade rural, não impediram o vínculo da família com a visitadora Jéssica.

Na tarde de terça (21), Jéssica e a coordenadora Vanusa voltaram novamente a casa da Antônia para saber como está o Enzo e levar novas atividades para o bebê, brinquedos desenvolvidos no próprio CRAS. “É muito bom. Em tudo o que preciso, elas me ajudam”, contou Antônia que, além do suporte do CRAS desde a gravidez, é atendida pela Rede Municipal de Saúde, recebendo suporte e visitas também de enfermeiras do Posto de Saúde.