Estreia do SESC no Estado, Cine Drive-in foi sucesso em Rolante

Programação contou com a participação 41 automóveis e arrecadou 85kg de alimentos

CULTURA – Em meio ao necessário distanciamento social, uma ação inédita do SESC RS, motivado pelo Departamento de Cultura de Rolante, devolveu a alegria, a esperança e trouxe nostalgia para a cidade. O domingo de céu nublado e de tempo instável não impediu que dezenas de famílias do município e da região escolhessem passar o final da tarde dentro de seus automóveis, no pátio do Parque da Kuchenfest, assistindo "O menino no espelho", um belíssimo filme brasileiro com direção de Guilherme Zenha.

“Essa ideia de drive-in surgiu após termos que cancelar por duas vezes seguidas a nossa programação do projeto Cinema no Museu, que consiste na exibição de um filme a cada mês no Espaço Cultural. Daí lembrei dessa possibilidade, que só tinha visto em filme norte-americano. Sabia que o SESC tinha a tela e o projetor, pois possuem um projeto de exibição de filmes nas praças das cidades. Contei minha ideia para o assessor multimídia Joel Porto, e por sorte ele mesmo possuía o equipamento para transmissão FM de dentro dos veículos. Fizemos os testes, deu certo”, conta a Diretora de Cultura, Joyce Reis.

A sessão, que tinha capacidade para receber um limite de 50 automóveis, contabilizou 41, sendo assim considerado um sucesso para uma primeira edição. Na bilheteria do “cinema a céu aberto”, foram arrecadados 85 kg de alimentos, quer serão distribuídos para famílias necessitadas durante a pandemia, através da Campanha Corrente Rolante Solidária.

Para a Gerente do SESC Taquara, Fabiane  Luiz Oliveira, o evento superou as expectativas.  “Foi excelente, deu tudo certo, a qualidade de som, imagem, o tempo ajudou. A prefeitura organizou super bem aqui os espaços, com distanciamento entre os carros... é uma forma da gente continuar fazendo cultura só que agora de maneira segura neste momento de pandemia. Essa foi a estreia no Estado, e agora outras unidades do SESC vão começar a fazer em outras cidades”, adiantou a gerente.

A professora Andreza Eltz Cunha, 43 veio de Taquara com o esposo e o filho de 10 anos assistir o filme. “É a minha primeira vez num drive-in, e do meu filho Martin também. Meu marido só que já assistiu uma vez quando criança, em Tramandaí”, contou Andreza, que soube do evento através das Redes Sociais do município. “Sabemos que é um filme brasileiro muito bom, estamos ansiosos para começar”, contou. 

O membro do Conselho Estadual da Cultura, Plínio Mosca, fez questão de vir de Porto Alegre prestigiar o evento. “Eu estou muito contente de estar aqui em Rolante, já é conhecida no Estado inteiro como a cidade do Festival de Teatro e como a cidade da Festa da Cuca, e veja como mais um elemento cultura está sendo agregado! Essa retomada do cinema drive in é fundamental neste momento, porque a cultura não pode parar. Se dos quase 500 municípios do Estado, nem 10 estão fazendo o Cine Drive-in, aquela cidades que apostaram no fazer cultura, na hora da retomada, elas estarão mais ricas ainda, porque o seu povo teve acesso a um produto cultural durante a epidemia”, avaliou Plínio.

Texto e fotos: Cássia Souza / Jornalista DRT 011663