PROCON ROLANTE INFORMA: RGE afirma que ressarcirá aos consumidores a diferença dos altos valores cobrados nas últimas contas

 

A RGE/CPFL afirmou em nota que os valores cobrados acima do esperado foram registrados, porque as visitas presenciais para leitura do consumo não estavam sendo realizadas devido aos cuidados no período de quarentena da covid-19. O PROCON de Rolante, inclusive, notificou a distribuidora depois de receber reclamações relativas a valores abusivos nas contas. A RGE ressaltou que ficou impossibilitada de fazer a leitura de consumo de todos os clientes da sua área de concessão no período de 6 a 15 de abril, obedecendo a uma decisão liminar da Justiça do Trabalho.

 

 Em nota, a RGE esclareceu como funcionava o faturamento efetuado e, ressaltou ainda, que seguiu uma resolução da ANEEL de 24 de março que autorizava o faturamento pela média dos últimos 12 meses de consumo do cliente, eliminando a necessidade de visita presencial.

 

Como alternativa para este tipo de medida por estimativa, também foi permitido aos clientes à possibilidade da autoleitura (o próprio cliente informava leitura por meio dos canais de atendimento da distribuidora), o que foi previamente comunicado pela RGE.

 

A RGE/CPFL comunicou que o processo de leitura e entrega das contas já está normalizado e que não é necessária nenhuma ação por parte dos clientes, pois a compensação acontecerá de forma automática nas próximas faturas.