ORIENTAÇÕES AOS TRABALHADORES PARA BUSCAR OS SERVIÇOS DAS AGÊNCIAS FGTAS/SINE DE FORMA DIGITAL

 

ORIENTAÇÕES AOS TRABALHADORES PARA BUSCAR OS SERVIÇOS DAS AGÊNCIAS FGTAS/SINE DE FORMA DIGITAL

Oportunidade de emprego

Cadastro de vagas - Empregador
O empregador pode selecionar trabalhadores através das Agências FGTAS/SINE, por meio do site da FGTAS ou do Portal Emprega Brasil do Ministério da Economia.

No Portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br) o empregador pode anunciar vagas de emprego, selecionar trabalhadores para entrevista, registrar e acompanhar o processo de seleção.

Também é possível disponibilizar as vagas nas Agências, através do preenchimento do formulário no site da FGTAS (https://www.fgtas.rs.gov.br/captacao-de-vagas).

 

Trabalhador - Aplicativo Sine Fácil – cartas de encaminhamento
Através do Aplicativo Sine Fácil, é possível se candidatar às vagas de emprego, agendar entrevistas com empregadores e acompanhar a situação do benefício do Seguro-Desemprego.

Para acessar as informações é necessário entrar com cidadão.br ou obter uma chave de acesso (QRCode), através do portal de serviços - https://servicos.mte.gov.br - ou em uma Agência FGTAS/SINE. Acesse o nosso passo-a-passo para maiores informações: https://empregabrasil.mte.gov.br/passo-a-passo.

 

Carteira de Trabalho

Para obter a Carteira de Trabalho Digital, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple ou na Play Store do Android) ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/. Quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

Com a Carteira de Trabalho Digital, você acompanha seu contrato de trabalho e tem acesso aos registros trabalhistas anteriores. As anotações que eram realizadas na CTPS Física agora são feitas somente eletronicamente e o acompanhamento é realizado através da Carteira de Trabalho Digital;

 

Seguro-Desemprego

O trabalhador pode realizar o encaminhamento do benefício seguro-desemprego pela internet após 7 dias da dispensa, através do Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.

Se a solicitação online for concedida automaticamente, receberá a informação de que a emissão das parcelas acontecerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorra problemas no encaminhamento do seguro-desemprego on-line entre em contato através do telefone 158. Se o sistema acusar alguma necessidade de validar a documentação ou erro, o cidadão deve enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..