Boletim Oficial 002 - 19/03/2020 Comitê Municipal de Atenção ao Novo Coronavírus (COVID 19) Prefeitura Municipal de Rolante/RS

Boletim Oficial 002 - 19/03/2020

Comitê Municipal de Atenção ao Novo Coronavírus (COVID 19)

Prefeitura Municipal de Rolante/RS

Na manhã de hoje foi realizada reunião do Comitê no Espaço Cultural de Rolante com empresários do município para um direcionamento das ações a serem tomadas. A receptividade e aceitação por parte dos empresários foi de responsabilidade e comprometimento às decisões já tomadas e as próximas que poderão ser recomendadas e direcionadas. A equipe da Secretaria de Saúde passou aos empresários os cuidados básicos que devem ser levados a todos os funcionários.

Medidas propostas pelo comitê:

·         O afastamento de idosos com mais de 60 anos;

·         O afastamento de gestantes e pessoas que façam parte do grupo de risco;

·      Adoção de medidas pelas empresas de controle aos funcionários que apresentarem sintomas e seu devido encaminhamento;

·         Evitar circulação desnecessária de funcionários, bem como deslocamento para outras cidades;

·         Evitar atendimento presencial de clientes ou fornecedores.

Há dois casos suspeitos e nenhuma internação no nosso município. Há outros casos de isolamento domiciliar como forma de prevenção.

Solicitamos a todos os cidadãos que tiverem consultas agendadas e que não for de urgência, ligarem para a unidade básica desmarcando!

Marcação de passagens para consultas fora do município somente por telefone.

Medidas Essenciais a comunidade

Evitar:

·         Saídas desnecessárias de casa;

·         Fazer e receber visitas;

·         Freqüentar lugares públicos

Recomendações:

·         Usar álcool gel (70%)

·         Higienizar todos os ambientes de circulação;

·         Intensificar a lavagem de mãos;

·    Idosos com mais de 60 anos, gestantes e pessoas pertencentes ao grupo de risco permanecerem em suas residências.

Diariamente novas medidas serão discutidas e direcionadas com o foco na prioridade ao enfrentamento do Novo Coronavírus.

Os pacientes com sintomas respiratórios não devem se dirigir imediatamente para os serviços de saúde, devem antes ligar para (51) 99275-2709, (51) 98594-7894 ou (51) 99298-5844 para orientações, excluídos os casos de urgência.