Boletim Oficial 001 - 18/03/2020 Comitê Municipal de Atenção ao Novo Coronavírus (COVID 19) Prefeitura Municipal de Rolante/RS

Boletim Oficial 001 - 18/03/2020

Comitê Municipal de Atenção ao Novo Coronavírus (COVID 19)

Prefeitura Municipal de Rolante/RS

Foi formalizada através de decreto, a criação do Comitê Municipal de Atenção ao Novo Coronavírus de Rolante/RS.

O Comitê Municipal atualmente é composto por: Prefeito Municipal, Secretária de Educação, Comandante do Corpo de Bombeiros, 3 representantes da Secretaria de Saúde, 3 representantes da Fundação Hospitalar e 1 Assessor de Imprensa.

O Comitê se reunirá diariamente para planejamento de ações de controle a epidemia e para viabilizar informações e esclarecimentos a comunidade (será publicado um boletim diário).

Até o presente momento, há apenas um caso suspeito de Covid-19 na cidade, já tendo sido realizada a coleta de material. Os outros casos de isolamento residencial se dão como forma de prevenção adicional dada a natureza do vírus e seus sintomas.

Todo cidadão deve manter as medidas de evitar aglomerações, saídas desnecessárias de casa, visitas, lugares públicos e intensificar a lavagem de mãos e demais medidas higiênicas.

A prevenção e medidas de isolamento precoce evitam maiores prejuízos futuros e contágio. Tranquilizamos toda a comunidade, pois nos casos necessários, dispomos dos kits de teste, informamos também que a necessidade de realização de testes será determinada pelos critérios do Ministério da Saúde após avaliação técnica.

Os pacientes com consultas eletivas devem entrar em contato com seus postos para manejo de sua consulta para o futuro, evitando assim concentração de pessoas no local.

Os pacientes com sintomas respiratórios não devem se dirigir imediatamente para os serviços de saúde, devem antes ligar para (51) 99275-2709, (51) 98594-7894 ou (51) 99298-5844 para orientações, excluídos os casos de urgência.

Eventos particulares com aglomerado de pessoas, mesmo ao ar livre, devem ser evitados.