EDUCAÇÃO - Abertura do Ano Letivo 2020 em Rolante

Com o inicio do ano letivo de 2020 em Rolante, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes promoveu uma semana de atividades com as formações para os diretores e professores da rede municipal.

Estiveram presentes na abertura das formações a Secretária Municipal de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, o Presidente da Câmara de Vereadores Diogo Pietro Henemann, o Assessor do Desenvolvimento do Cooperativismo Sicredi Nordeste RS, Vanderlei Luiz Cardoso e toda a Equipe da SMEE.

Já na sexta (07) a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Rolante, em parceria com a Sicredi Nordeste RS,  realizou a primeira atividade  de formação continuada do PUFV com a equipe diretiva e professores  do Ensino Fundamental. O tema:  Avaliação Formativa x Metodologia de Projetos foi abordado pela professora Mestre Aneli Paaz da FACCAT.  A formação continuada do PUFV seguirá durante o ano letivo, assim como a Assessoria Pedagógica da FACCAT que é realizada em todas as escolas da rede municipal

Na terça feira (11) foram realizadas atividades planejadas pela professora Patrícia Castilhos dos Reis, pelo Professor Mestre Emerson Ranieri e pelo Professor Mestre Marcelo Confortin.

Todas as atividades propostas foram referentes a efetivação da Base Nacional Comum Curricular e ao Referencial Gaúcho Curricular, com a proposta de atividades dinâmicas onde os professores puderam vivenciar situações de sala de aula e repensar sua prática a luz dos novos documentos.

Na quarta feira (12) recebemos em nosso município, para uma palestra bem humorada e repleta de ensinamentos, o Professor Dr. José Meciano Filho (Nino Paixão), que abordou o tema: “Ensinando e aprendendo com prazer: a neurociência entra em ação”. Dentro do tema foram trabalhados a autoestima, o reconhecimento e empoderamento do professor, ressaltando a importância do olhar e da relação entre professor e aluno.

No sábado (15) foi o dia da formação dos professores da Educação Infantil, onde foram retomados e trabalhados tópicos do Programa União Faz a Vida, Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular Gaúcho, com a palestrante Raquel Karpinski que trouxe o tema: “Concretizando a Prática Pedagógica”.

Com os temas trabalhados nestas formações, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes inicia o ano com espaços de reflexão, planejamento e orientações gerais para que o ano letivo seja de muitas aprendizagens e conhecimento.

Fotos: Joel Porto – Comunicação | Prefeitura de Rolante