MEIO AMBIENTE - Prevenção de inundações no Município de Rolante

Está sendo realizado o serviço de desassoreamento do rio Areia. O objetivo é melhorar a problemática das inundações na região central da cidade e bairro Grassmann, com medidas de caráter de Defesa Civil e utilidade pública.

O trabalho iniciou no ano passado através da contratação de profissional com experiência neste tipo de intervenção, que também realizou este tipo de trabalho no rio Paranhana.

O Geólogo José Mauro Denardin, contratado pela Prefeitura Municipal, elaborou projeto técnico, licenciado para efetuar os trabalhos dentro da lei vigente, apontando posteriormente as medidas de intervenção necessárias. Destaca-se também a participação da Defesa Civil do município que contribuiu na realização da análise e estudo do projeto elaborado.

Estas medidas são classificadas como estruturais e não estruturais. As medidas que atualmente estão sendo executadas são as estruturais, através do melhoramento e/ou remoção de pequenas ilhas e recomposição de margem. Também será executada a remoção de árvores tombadas e recuperação vegetal da mata ciliar.

O trabalho iniciou no dia 27/01/2020 junto a foz do rio Areia, onde encontra o rio Rolante. Lá estão havendo intervenções para recuperar o pontal que divide ambos os rios, além de intervenções na margem para fazer com que os rios se encontrem em paralelo, evitando que um rio barre o fluxo do outro, com a recomposição de algumas margens.

O material desassoreado, que por questões técnicas não puder ficar na margem, será removido e colocado em local licenciado, para posterior britagem e uso nas vias públicas.

O desassoreamento seguirá subindo o rio Areia de jusante para montante, desde a foz do rio Areia até um ponto acima do CTG.

Posteriormente, a Prefeitura pretende realizar intervenções em outros pontos, inclusive no rio Rolante, sempre buscando minimizar os efeitos das cheias às populações e causar o menor impacto possível no meio ambiente.

Fotos: Joel Porto – Comunicação Prefeitura de Rolante