Programa de Incentivo do Selo da Cuca de Rolante

A Capital Nacional da Cuca dá mais um passo na busca pela valorização de seu patrimônio cultural, com a aprovação do Programa de Incentivo do Selo da Cuca de Rolante.

Em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, o prefeito Régis Zimmer realizou a assinatura pública da Lei 4.406/2019 e a nomeação da comissão de avaliação.

O Programa é destinado às pessoas jurídicas que se dediquem à produção e comercialização de cucas no município. Os empreendimentos que estiverem de acordo com os critérios de Tipicidade, Qualidade e Localidade poderão requerer a autorização para uso do selo.

A proposta foi pautada pelo Conselho do DEL através da Câmara Técnica de Turismo com intuito de potencializar a geração de renda e o turismo gastronômico a partir de uma padronização mínima para este prato local.

Visto que, o turismo de experiência está entre os objetivos do Planejamento Estratégico de Rolante e sendo a cuca um atrativo gastronômico vinculada as experiências do turismo, este tema está pautado ainda no Plano Municipal de Turismo.

No mês de dezembro será lançado o edital para credenciamento dos empreendimentos interessados no Programa de Incentivo do Selo da Cuca de Rolante.

Conheça as ações a serem realizadas a partir do Programa:

Criar normas técnicas para identificar a cuca de Rolante;

Cadastrar empreendimentos que atendam as especificações;

Garantir padrões mínimos para a cuca;

Criar selo de identificação no empreendimento credenciado;

Criar catálogo e material de divulgação para expor na Casa da Colônia, espaços de atendimento ao turista e em plataformas on line dos empreendimentos credenciados com horários de atendimento e comercialização de cucas;

Estruturação de estratégias posteriores de comunicação;

Realização de estudo e desenvolvimento de manuais para realização o credenciamento do INPI para o registro de identificação geográfica da cuca.

Fotos: Joel Porto - Assessoria de Imprensa Prefeitura de Rolante