Rolante aposta no matriciamento na atenção básica em saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Rolante vem apostando no trabalho de matriciamento, desenvolvido pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Centro, Imocasa, Alto Rolante, Rio Branco e Alto Rolantinho, para atender cada vez melhor as famílias, dando uma atenção especial e com encaminhamentos mais ágeis às necessidades das pessoas, através de uma parceira com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Participação Popular.
O matriciamento teve início em março deste ano, com reuniões entre as equipes das ESFs e da Assistência Social, que discutem casos específicos do bairro ou localidade onde estão inseridos e, em conjunto, buscam uma forma de auxiliar as pessoas, encaminhando para os setores que podem ajudar a resolver o problema de forma mais ágil.
Na tarde desta segunda-feira, 26, foi realizada reunião de matriciamento no Bairro Imocasa, o primeiro a implantar este sistema de trabalho em Rolante.
A enfermeira coordenadora da Unidade de Saúde do Imocasa, Adriana Gois, a assistente social Andreia Valandro e os agentes de saúde Emilson Oliveira, Marcos André Vieira e Cinthia de Souza, reuniram-se na tarde desta segunda-feira, para a reunião mensal de matriciamento e, na oportunidade, comentaram que este sistema é extremamente importante.
“Diferente das reuniões de rede, onde participam pessoas de várias áreas técnicas e que trazem assuntos de todo o município, no matriciamento conseguimos abordar temas que dizem respeito especificamente à nossa área de abrangência. Mesmo que não seja um caso de saúde, mas como os agentes visitam todas as residências e ficam sabendo das necessidades da nossa comunidade, acionamos a equipe da Assistência Social e conseguimos, juntos, atender as demandas das pessoas, pensando, sempre, na qualidade de vida da comunidade”, salienta Adriana.