Unidades Básicas de Saúde de Rolante fazem acompanhamento de pré-natal para mais de 200 gestantes anualmente

O pré-natal é a assistência na área da enfermagem e da medicina prestada à gestante durante os nove meses de gravidez, visando melhorar e evitar problemas para a mãe e a criança nesse período e no momento do parto.
A Secretaria Municipal de Saúde de Rolante disponibiliza o pré-natal para as gestantes desde a descoberta da gravidez, nas Unidades Básicas de Saúde do município, com o primeiro atendimento feito por uma enfermeira, que solicita todos os exames do primeiro trimestre.
A segunda consulta é realizada pelo médico, que avalia todos os exames solicitados pela enfermeira e, ao longo do pré-natal, são realizadas sete consultas. Quando a paciente chega a 30 semanas de gestação é encaminhada ao obstetra da Fundação Hospitalar de Rolante,  que faz avaliações para encaminhá-la para o parto, que é realizado em Parobé, tendo em vista que o município vizinho é referência nesta área no Vale do Paranhana. E, em caso de gravidez de alto risco, a gestante é encaminhada para o serviço especializado.
Durante o pré-natal, a gestante tem direito a exames de sangue gratuitos, que são marcados direto no laboratório conveniado com a Secretaria Municipal de Saúde, e a duas ecografias.
Além do acompanhamento com a enfermeira e o médico, a Secretaria de Saúde, realiza Grupos de Gestantes, com encontros antes das consultas, em parceria com outras secretarias que disponibilizam profissionais de diversas áreas, que  orientam as pacientes, tiram dúvidas, dão dicas sobre alimentação, cuidados com o bebê, entre outros assuntos, e proporcionam momentos de integração entre as participantes.
A coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, enfermeira Glécia Linden, salienta que quando há suspeita de gravidez a pessoa já pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima a sua residência para fazer um teste rápido e, se a gravidez for confirmada, ela já dará início ao pré-natal.

Capacitação sobre pré-natal
O responsável técnico do Hospital São Francisco, de Parobé, médico Tadeu Stringari, esteve em Rolante no dia 30 de julho para dar uma capacitação para os médicos e enfermeiros dos postos de saúde do município sobre pré-natal.
O objetivo da capacitação, segundo a enfermeira Glécia, foi unir cada vez mais os serviços, tendo em vista que a gestante inicia o pré-natal nos postos e termina no centro de referência que é o hospital São Francisco. Stringani disponibilizou uma manhã de aprendizado e troca de experiências. “Com ele tivemos a oportunidade de estreitar os laços entre o serviço primário e secundário. O que facilita e qualifica o trabalho para o atendimento das nossas gestantes no município, que são, em média, 245 anualmente”, salienta Glécia.

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde