Intercâmbio Estudantil de Alunos Sócios e Membros das Cooperativas Escolares : Unisanto e Cooperzimmer

As Cooperativas Escolares: CooperZimmer e Unisanto foram criadas em 24 de outubro de 2016, através da parceria do Sicredi Nordeste e da Secretaria Municiapal de  Educação e Esportes de Rolante. Desde então ambas as  cooperativas  têm integrado os programas de intercâmbio com AZV/ASA, desenvolvendo atividades relacioadas à Educação Ambiental e Cooperativismo.
A partir destas relações, o objetivo  concreto  deste intercâmbio  estudantil de alunos sócios e membros das cooperativas escolares : Unisanto e Cooperzimmer  é    ampliar as experiências e vivências nos temas que estão entre os pilares do planejamento estratégico do Município de Rolante através do Programa de Desenvolvimento Econômico Local, bem como das estratégias de Educação do Município, envolvendo o programa de Cooperativas Escolares, que tem como tema transversal a Educação Ambiental.  Tendo em vista que, no ano de 2030 o município de Rolante pretende ser referência em Educação empreendedora e Cooperativa, a organização de atividades como esta, constitui uma base sólida para alcançar este objetivo.
Seguindo os critérios avaliados de acordo com o ítem 5 do Edital 01/2019, deu-se a classificação de três vagas para estudantes de ambas as Cooperativas: Cooperzimmer e Unisanto.
Da Cooperativa Unisanto foram selecionados os seguintes alunos: Gabriel Kauã dos Santos da Silva, Rodrigo de Oliveira Garcia, Amanda Tainá Kirsch; da Cooperzimmer os selecionados são: Wesley Thiago Martini, Gabriel Cardoso e Kamila Eduarda Bock.  A Prefeitura Municipal de Rolante, através do DEL e da Secretaria de Educação e Esportes,  organizou todos os trâmites legais junto a Instituição AZV em Hof na Alemanha  para que este Intercâmbio fosse realizado.
Hoje pela manhã, os alunos mencionados acima partem rumo ao Primeiro Intercâmbio Estudantil das Cooperativas Escolares de Rolante, na cidade de Hof / Alemanha, acompanhados pelo professor Leandro Luís Schneider e pela orientadora das Cooperativas Escolares de Rolante, professora Núbia Schenkel. Serão 08 dias de muita  aprendizagem e troca de experiências para este grupo de alunos. Durante a semana que vem, postaremos todos os dias uma foto do grupo e um resumo das ações do grupo na Alemanha.

Texto e fotos: Sara Maggioni/Publicidade SMEE