Encerramento da XX Semana do Meio Ambiente

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Rolante realizou a XX Semana do Meio Ambiente, de 3 e 8 de junho, com diversas atividades voltadas para a comunidade, realizadas em conjunto com entidades parceiras.
Dentre as atividades, foi realizado Pedágio Ecológico com auxílio do grupo Ambientalistas Mirins, onde foram distribuídos 150 lixinhos de carro confeccionados em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, reciclando calças jeans que seriam descartadas. Dentro dos lixinhos foram colocadas mudas de manacá produzidas no Viveiro Municipal. Como resultado foi arrecadado um valor espontâneo (não obrigatório) durante a atividade, sendo contabilizado no final R$ 409,75 valor este que será utilizado em atividades do grupo, a serem definidas em assembléia.
Já a Trilha Sensorial: A Percepção da Natureza Através dos Sentidos aconteceu no Espaço Cultural, onde os alunos cobriram os olhos e tiveram a oportunidade de perceber diferentes formas, cheiros e texturas através dos sentidos, especialmente tato e olfato. Para muitos foi uma experiência “incrível”.
A maior inovação desta semana foi o Quiz Ambiental, que teve como tema “Consumo Sustentável e Educação Ambiental”. O jogo foi formado por blocos de dez perguntas sendo executado em três rodadas distintas, onde participaram equipes compostas por cinco alunos do 6º ao 9º ano das escolas do Município. A equipe Tempestade ficou em 1º lugar com 2.300 pontos e a Equipe Baobá em 2º lugar, com 1.700 pontos, ambas da Escola Hugo Zimmer. Como premiação, foram distribuídos kits com sacola e garrafinha reutilizáveis, além de material escolar. Também foram realizadas oficinas de capacitação nas escolas.
Outro destaque foi a realização do Cinema Itinerante “O Planeta pede Socorro”, onde alunos e pessoas da comunidade puderam experimentar a sensação de assistirem um filme em 3D com o tema voltado ao meio ambiente, e as consequências que a ação humana causa nos ecossistemas. Este cinema foi realizado na Praça da Matriz, no centro da cidade, e na escola Hugo Zimmer.
Embora os resultados da realização das atividades tenham sido extremamente positivos, percebemos que ainda há muito a se fazer. O encerramento da XX Semana do Meio Ambiente ficou marcado pela grande quantidade de lixo retirada das margens do Rio Areia. A atividade aconteceu na manhã do sábado, dia 8 de junho, com a participação da Associação de Estudantes de Rolante e o Departamento de Meio Ambiente, que realizaram a coleta de lixo em dois pontos: um abaixo da Ponte Passo das Tropas, e outro nos fundos do Ginásio Municipal de Esportes (Fotos). Foram encontrados pneus, metais, forro de PVC, jarra elétrica, tonéis, dentre outros, resultando em cerca de 100 Kg de lixo recolhidos das margens do rio.
Agradecemos a participação dos alunos e da comunidade nas atividades, e seguimos confiantes em continuar com o processo de conscientização e mobilização ambiental.