Prefeitura renova e amplia contrato com Fundação Hospitalar para contratação de mais um médico para o Plantão

O prefeito de Rolante, Régis Zimmer, renovou o contrato com a Fundação Hospitalar de Rolante (FHR), na noite da última segunda-feira, 3, durante solenidade acompanhada pelo secretário municipal da Saúde, Lenoir Schönardie, coordenador da Saúde, Diego Valandro, presidente da Fundação, Marcos André Georg, diretor do hospital, Flaubiano de Lima e demais integrantes da diretoria.
Além de renovar o contrato, a Administração Municipal aumentou o repasse para a FHR, em R$ 26 mil mensais, o que representa um aditivo de R$ 312 mil em um ano, para que o hospital pudesse contratar mais um médico para atender a comunidade no Plantão de Urgência e Emergência.
“A Prefeitura e a FHR fizeram um esforço conjunto para que possamos prestar um atendimento mais qualificado à comunidade. Além da contratação de mais um médico para que tenhamos dois profissionais nos momentos de maior demanda, ampliamos a equipe técnica com mais um enfermeiro para triagem, coordenando a assistência aos pacientes, através da implantação do sistema de checkout, onde fazemos o acompanhamento de todos os pacientes atendidos no plantão”, explica Lima.
“Com este aditivo de R$ 26 mil mensais para o hospital, passamos a repassar R$ 270 mil mensalmente para a instituição, o que representa um repasse de R$ 3.240.000,00 ao ano. A administração do hospital não tem ingerência da Prefeitura, mas o poder público é parceiro e não mede esforços para que a comunidade tenha um atendimento de qualidade”, salienta Zimmer.
Com a contratação de mais um médico, passou de 35 para 50% o número de atendimentos com menos de uma hora de espera no Plantão da Fundação Hospitalar de Rolante.
Lima salienta, também, que o dinheiro investido na contratação de mais um médico para o Plantão e com a reestruturação do atendimento, investimos cerca de R$ 30 mil mensais para tratar de pacientes que poderiam ser tratados nos postos de saúde e deixamos de fazer atendimentos mais complexos como cirurgias, por exemplo.

Plantão de Urgência e Emergência
Segundo a diretora técnica da FHR, médica Eliana Bruno Rehling, a comunidade deve dirigir-se ao Plantão em casos realmente de urgência e emergência, como crise hipertensiva, asmática ou convulsiva, suspeita de AVC, infarto, acidente por animal peçonhento, acidente com ferimento, dor muito aguda, hemorragia de qualquer tipo.
Casos como trocas de receitas (manutenção de tratamento para hipertensão), resfriado, paciente psiquiátrico, curativos, pequenos ferimentos, tudo isto deve ser atendido nos postos de saúde.

Recursos Federais
O hospital de Rolante recebeu duas indicações de emendas de bancada feitas pelos deputados federais Giovani Feltes (MDB) e Marcel van Hattem (Partido Novo), cada uma no valor de R$ 250 mil, que devem ser pagas até o fim de 2019. Os recursos das emendas, que totalizam R$ 500 mil, serão investidos na complementação do custeio do hospital, com algumas melhorias no serviço de estruturação.

Diretoria da FHR empossada em março
Presidente: Marcos André Georg
Vice-presidente: Adair Flor Reinaldo
Conselheiros Titulares: Luiz Henrique Bohlke, Regnol Lamb, Jefferson Fernando Arnhold.
Conselheiros Suplentes: André Gregório Schierholt, André Luiz da Silva, Rodrigo Vinícius Lamperti.