Programa de Empreendedorismo nas Escolas é implantado em Rolante através de parceria com Sebrae

A Prefeitura de Rolante, através de uma parceria com o Sebrae, Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Rolante e as escolas estaduais Frei Miguelinho e Comendador Albino Souza Cruz, está implantando um projeto de empreendedorismo no Ensino Fundamental, com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora, por meio da aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), congregando as estratégias de desenvolvimento local e educação no município.
O JEPP, como o projeto é chamado, é dividido em dois momentos. No primeiro semestre, o instrutor do Sebrae, psicólogo Douglas Luiz Maliska Pereira, desenvolverá um trabalho de formação com 17 professores das escolas Frei Miguelinho e Souza Cruz.
A formação será desenvolvida na Escola Souza Cruz, durante seis encontros, com uma carga horária total de 24 horas. O primeiro encontro ocorreu no dia 17 de maio e, nesta quinta-feira, 23, está sendo realizado o terceiro encontro. A formação dos professores deve ser concluída no dia 16 de julho.
No segundo semestre os professores que passaram pelo processo de capacitação vão desenvolver um trabalho com os alunos nas turmas de 1º a 9º ano, totalizando cerca de 1200 estudantes nas duas escolas, e no fim do ano letivo será realizada uma feira integrada para apresentar os resultados, projetos, produtos e criação de empresas conforme proposta metodológica.
O projeto tem dois eixos centrais: Comportamento Empreendedor e Plano de Negócios. Além disto, trabalha com os seguintes temas transversais: Cultura de Cooperação, Cultura de Inovação, Eco Sustentabilidade e, ainda, Ética e Cidadania, através de um ciclo de aprendizagem baseado em conceituar, aplicar, agir e refletir.
Através da metodologia do JEPP, busca-se desenvolver comportamentos empreendedores que serão trabalhados de acordo com um tema específico para alunos de cada série.
Segundo a agente de articulação do DEL, Aline Nandi, a implantação do JEPP faz parte do Planejamento Estratégico da Câmara Técnica de Educação e Formação Empreendedora do DEL, vinculado a um dos objetivos do Planejamento Estratégico de Rolante para o ano de 2030, que é tornar o município referência em Educação Empreendedora e Cooperativa.

Foto: Aline Nandi