Administração Municipal parabeniza Escola Santo Antônio pelos 34 anos de atividades

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio comemora 34 anos de atividades no dia 15 de março e, em nome da Administração Municipal, o prefeito de Rolante, Régis Zimmer, parabeniza à Escola e a toda a comunidade escolar por esta data especial.
“Educação é prioridade na nossa Administração e é muito importante ver a evolução de uma escola fundada há tantos anos e, ao longo de sua trajetória, poder contribuir no desenvolvimento do município através do trabalho que faz com seus alunos e com a comunidade onde que está inserida”, salienta Zimmer.
A Escola Santo Antônio começou suas atividades no dia 4 de março de 1985, tendo como primeira diretora a professora Maria Rosane Henemann, e professora estagiária Bernadete Solange Tadiotto, atendendo 1ª, 2ª e 3ª série, somando um total de 26 alunos, numa casa de aluguel cedida por João Maria Alves dos Santos, auxiliado por Ayres da Silva Torma e João Otto Capper, que buscavam um local mais próximo para que seus filhos e dos demais moradores da localidade pudessem estudar.
 No dia 15 de março de 1987 a Escola Santo Antônio ganhou sede própria, construída com recursos da Prefeitura de Rolante, passando a atender 50 alunos. Eram duas salas de aula, secretaria, cozinha e dois banheiros. A obra foi inaugurada pelo então prefeito Luiz Alfredo Bohlke, vice-prefeito Rugart Delmar Bauer e pela secretária Lia Suzana Borsato Bastos.
Dez anos depois, em 23 de agosto de 1997, o prefeito Sérgio Geraldo Pretto, juntamente com o vice-prefeito Alceu Trevisani da Rosa, e o secretário de Educação Otto Guilherme Petry, inaugurou a ampliação do prédio que passou a contar com mais três salas de aula, quatro banheiros, uma biblioteca e uma nova secretaria.
A mais recente ampliação, a Quadra de Esportes Orlando Linden (nome do ex-prefeito de Rolante que administrou o município de 1988 a 1992), foi inaugurada pelo então prefeito Ademir Gomes Gonçalves, com o vice-prefeito Régis Zimmer e a secretária Municipal de Educação e Esportes Eunice Salim Silveira.
Atualmente a Escola Santo Antônio atende 223 alunos distribuídos nos turnos da manhã e da tarde, de 1º ao 9º ano, tendo como diretora a professora Fabiana Reichert e vice-diretora a professora Maria Rosane Henemann, que contam com uma equipe composta por quinze professores, uma coordenadora, duas serventes, um guarda, uma bibliotecária, dois estagiários e atendimento quinzenal de duas psicopedagogas.
A escola possui seis salas de aula, secretaria, biblioteca, sala de Atendimento Educacional Especializado, sala de informática, cozinha, refeitório, três banheiros femininos e três masculinos, banheiro de acessibilidade, lavanderia, quadra esportiva e uma pracinha.
A Cooperativa Escolar Unisanto foi fundada na escola em outubro de 2016, possui 30 alunos associados do 6º ao 9º ano, que realizam atividades semanais no contraturno escolar, recolhendo os papéis nas salas de aula para reutilizar, fazendo papel reciclado e transformando este papel em cartões e marca página.
A Cooperativa Escolar Unisanto também desenvolve um projeto social em parceria com o Departamento Municipal de Meio Ambiente e a Câmara Técnica do Meio Ambiente do Programa de Desenvolvimento Econômico Local: “Ambientalistas Mirins”, que tem como objetivo mobilizar e conscientizar os moradores do Bairro Santo Antônio a separar os resíduos sólidos recicláveis.
A escola desenvolve desde 2015 o Programa União Faz a Vida, através da parceria com a Cooperativa Sicredi, que contempla todas as turmas dos anos iniciais e finais, através da metodologia de programa, visando a construção e vivência de atividades e valores de cooperação e cidadania, contribuindo para a formação de futuro cidadãos cooperativos e conscientes do seu papel no mundo.
“A Administração Municipal deseja vida longa à Escola Santo Antônio, assim como às demais escolas, de todas as redes de ensino, que buscam oferecer educação de qualidade aos nossos estudantes, despertando o senso crítico e a capacidade de desenvolver os talentos das nossas crianças”, conclui o prefeito Régis Zimmer.

Fotos: Arquivo Escola Santo Antônio