22ª Kuchenfest deixa um gostinho de festa à moda antiga no centro de Rolante

A 22ª edição da Kuchenfest, realizada no último fim de semana, na Rua Coberta e na Praça da Matriz, deixou um gostinho de “festa à moda antiga” no centro de Rolante, fazendo uma espécie de resgate das primeiras edições do evento, onde a comunidade se reunia neste mesmo local para comemorar o aniversário do município com cucas, chopp e muita animação.
A Kuchenfest é realizada normalmente no Parque Municipal de Eventos, ou “Parque da Cuca”, mas neste ano o parque está em obras e, por este motivo, a festa aconteceu no centro da cidade. Os mais saudosistas comemoraram a decisão da Administração Municipal de realizar a festa no centro e, com um púbico de mais de seis mil pessoas, não faltaram comentários positivos sobre as cucas confeccionadas por uma equipe de 40 integrantes da Associação de Cuqueiros e Cuqueiras de Rolante (ASCUR), pelos produtos comercializados exclusivamente por entidades locais na Praça de Alimentação e, também, sobre o passeio ciclístico Desafio das Montanhas, que aconteceu no domingo, da festa, 10 de março, reunindo 270 ciclistas de 30 municípios gaúchos.
Durante o fim de semana que envolveu o trabalho de 70 voluntários de várias entidades locais, a ASCUR produziu artesanalmente 6.100 cucas, foram comercializados 5.460 litros de chopp e contou com um público estimado de 6 mil pessoas.
“O momento econômico do país, que reflete diretamente nos municípios, não nos permite investir valores consideráveis em eventos, mas entendemos que a Kuchenfest é uma tradição no nosso município e que realmente faz um resgate da nossa cultura, por isto, mesmo numa proporção menor em relação a edições passadas, realizamos a nossa festa com muita alegria em receber tanto a comunidade local quanto da região para comemorar o aniversário de Rolante e para desfrutar da nossa gastronomia e hospitalidade do povo rolantense”, comenta o prefeito Régis Zimmer.
Na oportunidade, foi escolhida, ainda, a nova corte que representará o município na 23ª Kuchenfest, que será realizada em março de 2020: Rainha Júlia Ranft, 1ª Princesa Camila Volff e 2ª Princesa Bianca Soares.