Qualidade e diversificação de produtos cárneos é tema de palestra para produtores rolantenses

A Secretaria Municipal de Agricultura, através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promoveu uma palestra técnica na quinta-feira, 14, no Espaço Cultural, sobre “Qualidade e diversificação de produtos cárneos”, ministrada pelo consultor do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) Andreas Dohle, para os produtores rolantenses, em função de que 100% dos frigoríficos e fábricas de embutidos de Rolante estão credenciados ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF).
“Nesta etapa decrescimento das empresas, o objetivo é possibilitar, também, a produção de produtos diferentes da linha normal de fabricação o que, sem dúvida, vai agregar valor às empresas”, salienta o secretário de Agricultura, Jair Fleck.
Depois da palestra, diante do interesse dos participantes no assunto, foi confirmada a vinda de um técnico especializado na fabricação de embutidos diferenciados que virá para Rolante através de um intercâmbio com a Alemanha.
O técnico deve ficar no município durante três semanas, trabalhando junto às empresas interessadas. As despesas decorrentes de hospedagem e alimentação serão pagas com orçamento da Secretaria de Agricultura e o custo da viagem ficará a cargo do governo alemão.
O evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Evandro Lembi, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Leandro Rossi, médico veterinário do SIM, Rafael Duarte, Fernando Bauer (Embutidos Bauer), Fábio Bauer e Deise Bauer (Embutidos Kéllus), Helena Kohlrausch (Safra Nossa MK), Leandro Ribachek, Lázaro Ribachek (Embutidos Rolantense) e Ruth Born (Embutidos D’Born).